Geral

Coletivo da Fetec-CUT/PR organiza debates para Encontro Estadual

Capa da Notícia

06 de maio 2016

Dirigentes sindicais do Itaú dos 10 Sindicatos filiados à Fetec-CUT/PR se reuniram ontem (5/05), em Curitiba, para organizar o Encontro Estadual dos Funcionários a ser realizado nos dias 3 e 4 de junho. Este evento vai definir as propostas dos bancários e bancárias do Paraná para o Encontro Nacional dos Bancos Privados, que ocorrerá nos dias 7 e 8 de junho, em São Paulo.

Ao assuntos em pauta foram debatidos em três eixos temáticos: emprego e novas tecnologias; saúde, condições de trabalho e segurança; e remuneração.

Kelly Menegon, diretora do Sindicato de Londrina e representante do Vida Bancária na COE Itaú, afirma que durante a reunião também foram levantadas as demandas das bases cutistas que serão aprofundadas no Encontro Estadual.

“Entre outros problemas apontados pelos Sindicatos tiveram destaque a cobrança excessiva pelo cumprimento de metas abusivas, muitas demissões e grande quantidade de fechamento de agências, principalmente em Curitiba”, relata Kelly, lembrando que nos últimos meses o Itaú encerrou as atividades em cinco unidades na base territorial de Londrina, dentro do processo de abertura de agências digitais.

Em relação às demissões, foi dito pelos dirigentes sindicais que a rotatividade está em curso no banco, aliada à dispensa de funcionários com problemas de saúde.

“Parece que o Itaú adotou uma estratégia de demitir quem tem mais tempo de banco e estarem próximos de adquirir a aposentadoria, por terem salários mais altos, e também as pessoas que estão lesionadas. Este é o lado perverso do banco, que descarta os bancários e bancárias mais velhos sem se preocupar com o que isso representa para eles, num cenário bem diferente das propagandas milionárias na televisão”, compara.

Plano de Saúde

O Coletivo Estadual também denunciou irregularidades decorrentes das mudanças feitas pelo Itaú no Plano de Saúde. Um dos pontos citados foi relacionado à assistência da rede credenciada em Curitiba.

Outra questão relatada pelos dirigentes cutistas foi o aumento diferenciado na contribuição do Plano de Saúde dos funcionários, que deveria ter sido igual para todos.

Segundo Kelly Menegon, através da assessoria jurídica, o Sindicato de Londrina conseguiu tutela antecipada em ação contra o Itaú que tramita na Comarca de Cornélio Procópio, impedindo a aplicação das mudanças feitas pelo banco no Plano de Saúde para os novos contratados.

Por Armando Duarte Jr.