Atividade na agência Nova Londres busca apoio contra desmonte e por mais contratações

07 de fevereiro 2017
![]() Amaury Soares orienta os empregados a terem cautela antes de aderir ao PDVE |
A diretoria do Sindicato de Londrina prossegue com a mobilização dos empregados e empregadas da Caixa Econômica Federal contra o desmonte dos bancos públicos.
Amaury Soares, diretor do Sindicato de Londrina, afirma que foi distribuído hoje (7/02) material informativo aos funcionários, clientes e usuários da agência Nova Londres com explicações sobre a campanha contra o desmonte do banco e recolhidos apoios da população no abaixo-assinado em defesa da Caixa 100% pública e por mais contratações.
“Não podemos perder tempo nesta luta, porque a reestruturação está avançando muito rápido com a retirada de direitos, redução de pessoal e precarização no atendimento aos brasileiros e brasileiras”, avalia.
Amaury cita como exemplo dessa política de desmonte encampada pelo governo Michel Temer (PMDB), o lançamento pela Caixa do PDVE (Plano de Demissão Voluntária Extraordinária), cujo objetivo é cortar mais 10 mil empregados e empregadas.
“A Caixa fez nos últimos dois anos dois outros planos de aposentadoria incentivada e o resultado foi o aumento da sobrecarga de serviços nas unidades, a expulsão de clientes e muita insatisfação do quadro com as condições de trabalho”, critica.
Veja como ficou o PDVE
As adesões ao PDVE começam nesta terça, (7/02), e prosseguem até 20 de fevereiro. Os empregados que aderirem deverão efetivar o desligamento no período de 14 de fevereiro a 8 de março de 2017.
Estão aptos a aderir os empregados aposentados pelo INSS ou que podem se aposentar até 30 de junho deste ano; trabalhadores com no mínimo 15 anos de efetivo exercício de trabalho; empregados com adicional de incorporação de função de confiança, cargo em comissão ou função gratificada até a data de desligamento (sem exigência de tempo mínimo de efetivo exercício na Caixa).
A Caixa oferece como incentivo financeiro para os desligamentos 10 remunerações base do empregado, considerando data de referência 31 de janeiro deste ano. O banco ainda propõe a manutenção por tempo indeterminado do Saúde Caixa para os trabalhadores já aposentados pela Previdência Social ou que vão se aposentar até 30 de junho, e para os admitidos já na condição de aposentados pelo INSS com o mínimo de 120 meses de contribuição para o Plano de Saúde. Nos demais casos, o plano será assegurado por apenas 24 meses.
Amaury Soares orienta os empregados e empregados que preenchem esses requisitos a analisar bem o que a Caixa está oferecendo e lembra que é preciso ter cautela em aceitar “vantagens” sem ter um planejamento concreto para a aposentadoria.
Por Armando Duarte Jr.