Sindicato sedia evento que cria Comitê do Plebiscito Popular

07 de abril 2014
O Sindicato de Apucarana sediou hoje (7/04) o evento que criou o Comitê do Plebiscito Popular pela realização de uma Assembleia Nacional Constituinte exclusiva e soberana para que seja feita a reforma do atual sistema político brasileiro. Estiveram presentes dirigentes dos Sindicatos de bancários, da saúde, alimentação, dos professores e trabalhadores rurais, além de representantes da Caritas Diocesana, da União dos Mutuários Moradores de Apucarana, do Coletivo Enegrecer e da Câmara Municipal.
“A mudança no sistema político se faz necessário para que haja uma maior participação das mulheres, pelo fim do financiamento privado nas campanhas eleitorais, que é o princípio da corrupção, e por outras mudanças que se fazem necessárias pelo desgaste apresentado pelo modelo atual”, afirma José Roberto Brasileiro, diretor do Sindicato de Apucarana.
Brasileiro lembra que o Plebiscito Popular vem sendo discutido há anos pela CUT e diversas outras entidades do movimento sindical, popular, da sociedade civil organizada e partidos políticos progressistas.
“As manifestações deflagradas em junho do ano passado demonstraram essa insatisfação popular contra o atual sistema político, com faixas exaltando a falta de representatividade dos parlamentares e governantes. Precisamos agora deixar isso claro, com a participação em peso da população no Plebiscito para que seja instalada a Constituinte que vai discutir exclusivamente o modelo que o País quer”, avalia.
O Plebiscito Popular será realizado na Semana da Pátria, de 1º a 7 de setembro. Nele, os eleitores deverão responder a apenas uma pergunta: Você é a favor de uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político?
Por Armando Duarte Jr.
Jornalista Diplomado – 2.495/PR