Geral

Greve paralisa 810 agências na base da Fetec-CUT/PR nesta segunda-feira

Capa da Notícia

07 de outubro 2013

Os trabalhadores paranaenses continuam firme na luta. No 19º dia de greve, aproximadamente 20,1 mil bancários e bancárias estão de braços cruzados, paralisando 810 agências nas bases dos Sindicatos da Fetec-CUT/PR. Além disso, outras 364 agências da base da FEEB-PR também foram fechadas, o que totaliza 1.174 locais paralisados no Paraná.

Em negociação realizada na última sexta-feira (4/10), os bancos mais uma vez frustraram as expectativas da categoria e apresentaram uma  proposta que eleva de 6,1% para 7,1% o índice de reajuste sobre os salários (aumento real de 0,97%) e para 7,5% sobre o piso salarial. O Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, decidiu orientar os sindicatos de todo o país a realizarem Assembleias para rejeitar a nova proposta apresentada pela Fenaban

Segundo o presidente da Fetec-CUT/PR,  Elias Hennemann Jordão, “os bancários darão uma resposta à altura   a intransigência dos banqueiros,  rejeitando esta proposta que não condiz com os esforços dos trabalhadores  que geram os lucros bilionários dos bancos. E também pelo descaso dos bancos  que sequer sinalizam qualquer proposta com relação à saúde e as condições de trabalho”.

“Vamos dizer não a esta proposta insuficiente e intensificar a mobilização, para conquistarmos um reajuste que seja minimamente proporcional ao lucro que os bancos obtém”, conclama Otávio Dias, presidente do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região.

“Consideramos a proposta insuficiente diante do tamanho dos lucros e da rentabilidade dos bancos. Até setores da economia muito menos lucrativos estão fazendo acordos com seus trabalhadores com reajustes salariais maiores. Os bancários estão fazendo a maior greve dos últimos 20 anos e os bancos têm condições de melhorar a proposta”, afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional dos Bancários.

O Comando Nacional encaminhou documento à Fenaban reafirmando “a necessidade de os bancos apresentarem uma nova proposta que de fato atenda às reivindicações econômicas e sociais dos bancários”.

Veja como está a paralisação nas regionais dos Sindicatos da base da Fetec-CUT/PR, que representa cerca 24.6 mil bancários no Paraná:

Apucarana – 46 agências fechadas, com adesão à greve de 539 trabalhadores, 85% da base. Os municípios que estão em greve são: Apucarana, Arapongas, Califórnia, Cambira, Ivaiporã, Jandaia do Sul, Jardim Alegre, Marilândia do Sul, Borrazópolis, Faxinal, Mauá da Serra e São João do Ivaí

Arapoti – 38 agências fechadas, com adesão à greve de 296 trabalhadores, 88% da base. Municípios que aderiram à greve: Arapoti, Carlópolis, Figueira, Ibaiti, Jaguariaíva, Joaquim Távora, Quatiguá,  Sengés, Siqueira Campos, Tomazina e Wenceslau Braz.

Campo Mourão – 35 agências fechadas, com adesão à greve de 275 trabalhadores, 70% da base. Municípios em greve:  Araruna, Barbosa Ferraz, Boa Esperança, Campo Mourão,  Engenheiro Beltrão, Iretama, Janiópolis, Juranda, Mamboré, Peabiru e Roncador.

Cornélio Procópio – 39 agências fechadas, com adesão à greve de 452 trabalhadores, 97% da base. Municípios que tem agências fechadas greve:  Abatiá, Andirá, Bandeirantes, Cambará, Cornélio Procópio, Itambaracá, Jacarezinho, Ribeirão do Pinhal, Santa Mariana, Santo Antonio da Platina e Sertaneja.

Curitiba – 352 agências e mais os centros administrativos fechados, com adesão à greve de 14,6 mil trabalhadores. Em Curitiba, as agências do Itaú e HSBC estão abertas em função de interdito concedido aos bancos.

Guarapuava – 49 agências fechadas, com adesão à greve de 530 trabalhadores, 82% da base. Municípios que tem agências fechadas: Entre Rios, Goioxim, Guarapuava,  Manoel Ribas,  Nova Tebas, Pinhão, Pitanga, Prudentópolis,  Quedas do Iguaçu, Turvo e Boa Ventura do São Roque.

Londrina – 108 agências fechadas, com adesão à greve de 2.087 trabalhadores, 87% da base. Municípios em greve Assaí, Alvorada do Sul, Bela Vista do Paraíso, Cambé, Ibiporã, Florestópolis, Jaguapitã,  Londrina,  Porecatu, Primeiro de Maio, Rolândia, São Jerônimo da Serra, Sertanópolis, Tamarana e Uraí.

Paranavaí – 50 agências fechadas, com adesão à greve de 400 trabalhadores, 74 % da base, municípios em greve Paranavaí, Alto Paraná, Paraíso do Norte, Nova Esperança, Paranacity, Colorado, Nova Londrina, Terra Rica, Diamante do Norte, Porto Rico, Santa Cruz do Monte Castelo,, Querência do Norte, Santa Isabel do Ivaí, e Loanda.

Toledo – 30 agências fechadas, com adesão à greve de 375 trabalhadores, 80% da base. Municípios em greve  Entre Rios do Oeste, Marechal Cândido Rondon, Mercedes, Palotina, Nova Santa Rosa, Toledo, Maripá, Pato Bragado e Quatro Pontes.

Umuarama e Assis Chateaubriand – são 63 agências fechadas, com adesão à greve de 609 trabalhadores, 94% da base. Municípios que tem agências fechadas: Altônia, Alto Piquiri, Assis Chateaubriand, Cruzeiro do Oeste, Douradina,  Formosa do Oeste,  Guaíra, Icaraíma, Iporã, Ivaté, Jesuítas, Mariluz, Moreira Sales, Nova Aurora, Pérola,  Terra Roxa, Tupãssi e Umuarama,

Fetec--CUT/PR