O que é Lúpus Eritematoso Sistêmico?

08 de fevereiro 2015
Sem ter ainda uma causa conhecida pela medicina, o LES (Lúpus Eritematoso Sistêmico) é uma doença inflamatória que ataca o sistema imunológico. Ela pode se desenvolver por ação de agentes externos desconhecidos, como vírus, bactérias, agentes químicos ou até mesmo por radiação ultravioleta.
Em contato com o sistema imunológico da pessoa, estes desencadeiam a produção inadequada de anticorpos, numa reação normal do organismo, que acaba atacando sua própria defesa. O resultado disso é o surgimento de lesões nos tecidos e alterações nas células sanguíneas.
O Lúpus tem maior incidência entre mulheres na faixa etária entre 20 e 40 anos de idade, podendo ser classificado como bastante benigno ou até mesmo grave e, em alguns casos, fatal.
Quais são os sintomas?
Apesar de apresentarem várias reações entre os pacientes acometidos por esta doença, as mais comuns são o mal estar, febre, fadiga, emagrecimento e falta de apetite. Também provoca dor nas articulações e músculos, seguida de aparecimento de manchas vermelhas na pele, muito parecidas com urticária.
Estas podem surgir nas bochechas no nariz ou em qualquer outra parte do corpo. Em alguns pacientes estas lesões deixam cicatrizes e provocam a perda de cor da pele. Outro sintoma característico é a perda acentuada de cabelos.
O tratamento para o LES será feito com base na história de cada paciente. Ele deve ser indicado por médicos especialistas e deve ser seguido corretamente. O uso de medicamentos pode acarretar efeitos colaterais e estes devem ser observados para o devido controle.
Como ocorre com todas as doenças, deve-se ficar atento para o surgimento de sintomas e procurar auxílio o quanto antes para evitar o seu agravamento.