06 de Agosto é dia de intensificar a luta por mais empregados para a Caixa

08 de julho 2015
A Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa) e a Contraf-CUT realizam, no dia 6 de agosto, o Dia Nacional de Luta por Contratação Urgente. A falta de empregados é uma realidade em todas as unidades do banco. O problema é antigo e, em 2015, foi agravado pela realização de mais um Plano de Apoio à Aposentadoria (PAA).
Os números confirmam. No ano passado, a marca dos 101 mil trabalhadores foi superada. Já no último dia 30 de junho, o banco informou, por meio do Diário Oficial da União, que o quadro de pessoal conta atualmente com 97.975 providos. Ou seja, o número de empregados diminuiu consideravelmente nos últimos meses.
As primeiras orientações começaram a ser divulgadas nesta quarta-feira (8) para todas as entidades representativas da categoria. A ideia é realizar uma grande mobilização nas mais de quatro mil agências do banco e nas redes sociais, a exemplo do que ocorreu na vitoriosa campanha pela manutenção da Caixa 100% pública.
"Com a ajuda das entidades de todo o Brasil, vamos mobilizar os trabalhadores, envolvendo também os milhares de concursados que aguardam convocação e a sociedade. Afinal, todos são afetados pela falta de pessoal na Caixa. Os atuais empregados sofrem com sobrecarga e adoecimento, entre outros. Já os que estudaram para o concurso, a cada dia, perdem um pouco da esperança de serem chamados. E a sociedade é obrigada a enfrentar filas e outros problemas nas unidades", diz Fabiana Matheus, coordenadora da CEE/Caixa-Contraf/CUT.