O que é a Sarcoidose?

08 de agosto 2013
A Sarcoidose é uma inflamação dos linfonodos (rede de pequenos órgãos do corpo que atuam no combate a infecções e produzem anticorpos). Geralmente ela ocorre nos pulmões, fígado, olhos, pele e outros tecidos, formando pequenos coágulos (ínguas), indicando a ação do organismo contra a invasão de micro-organismos.
Essa doença pode ser causada por infecções, em resposta a fatores ambientais ou genéticos, atingindo pessoas na faixa etária entre 20 e 40 anos de idade.
Como diagnosticar
Para diagnosticar a presença da Sarcoidose são necessários exames físicos ou de imagem, a saber:
- Ocorrência de sons anormais na respiração
- Fígado aumentado
- Glândulas linfáticas aumentadas
- Baço aumentado
- Erupções
- Verificação através de Raios-X do tórax para ver se os pulmões estão comprometidos ou se os linfonodos estão aumentados
- Tomografia computadorizada do tórax
- Biópsia do pulmão
O paciente acometido com essa doença pode apresentar alterações em exames laboratoriais, como, por exemplo, a elevação dos níveis de cálcio, resultado do hemograma completo e os testes de funcionamento do fígado, entre outros.
Como é o tratamento
De forma geral, os sintomas da Sarcoidose melhoram sozinhos lentamente e sem tratamento. Em pacientes que apresentam comprometimento dos olhos, coração, sistema nervoso ou pulmões é indicado o uso de corticoides. O tratamento pode durar de 1 a 2 anos, porém, nos pacientes afetados mais gravemente a terapia pode ser necessária para o resto da vida.
Essa doença também pode ser curada com a administração de drogas que suprimem o sistema imunológico (medicamentos imunossupressores.