Protestos fecham agências do HSBC em Apucarana e Arapongas no Dia de Luta

09 de junho 2015
No Dia Nacional de Paralisação em Defesa dos Empregos na base territorial do Sindicato de Apucarana foram fechadas duas agências. A diretoria da entidade promoveu protestos nas unidades de Apucarana e Arapongas, denunciando a atitude do banco inglês, que está prestes a deixar o Brasil de olho em mercados mais promissores.
Na opinião de Maria Salomé Fujii, presidente do Sindicato de Apucarana, tem que ser cobrado do banco sua responsabilidade social. “Não podemos deixar que o HSBC venda suas operações no país após longos anos ganhando muito e explorando funcionários e clientes. São 21 mil empregos que estão em risco, além do volume de dinheiro que uma empresa desse porte gira no mercado nas cidades onde atua”, observa.
Para Salomé, a sociedade, representada pelas Prefeituras, Câmaras de vereadores, o governo do Paraná e a Assembleia Legislativa não pode se calar diante desse processo.
“O fim do Banestado é um exemplo do que pode vir a ocorrer com a venda do HSBC para o Bradesco e o Santander. Agências Centros Administrativos poderão ser fechados, resultando em milhares de demissões pelo Brasil afora”, alerta Maria Salomé.
Por Armando Duarte Jr.
Jornalista Diplomado – 2.495/PR