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Sindicalistas visitam agência digital em São Paulo

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09 de junho 2017

Atendendo solicitação feita pela Fetec-CUT/PR, o Itaú autorizou ontem (8/06), dirigentes sindicais a visitarem  o Site Santa Cruz, localizado em São Paulo, onde funcionam 13 agências digitais, responsáveis pelo atendimento de cerca de 200 mil clientes.

Esta foi a primeira visita da agenda definida com o banco para que os sindicalistas possam conhecer como funcionam estas unidades, bem verificar as condições de trabalho dos bancários e bancárias.

“Fomos recepcionados por representantes da Regional, da Superintendência e do Departamento de Relações de Trabalho. Eles nos informaram que cada agência digital tem um quadro de 22 funcionários, incluindo gerente geral, líberos, gerentes de contas e agentes”, relata Kelly Menegon, diretora do Sindicato de Londrina e representante do Vida Bancária na COE (Comissão de Organização dos Empregados) do Itaú.

Segundo Kelly, o banco disse que as carteiras de clientes variam entre 500 e 1.200 clientes e 50% do atendimento é feito através do Mobile Bank (aplicativo no celular). O gerente fica responsável por 20% dos clientes em contatos feitos por telefone e o  restantedo atendimento é feito por meio de outras mídias existentes no projeto (chat, e-mail, etc).

Apesar disso, os representantes do Itaú disseram que a satisfação dos funcionários é excelente e ambiente de trabalho na agência digital tem um clima leve e agradável.

Como é um serviço novo, os funcionários e funcionárias têm entre 18 e 25 anos de idade, a maioria tem um alto grau de escolaridade e 50% deles são oriundos do quadro funcional, enquanto os demais foram contratados no mercado”, explica.

O Itaú tem nove Sites no País, que possuem entre 12 e 15 agências, sendo sete em São Paulo, um no Rio de Janeiro e outro em Campinas. A maioria dos bancários e bancárias cumpre jornada de trabalho de oito horas diárias, com turnos iniciados às 8h00, 9h00, 10h00 e 13h00 e o atendimento é feito entre as 8h00 às 22h00.

Alex Almeida, diretor do Sindicato de Arapoti, afirma que durante a visita os dirigentes sindicais também fizeram perguntas a respeito da forma como se dá o relacionamento com os clientes.

“Achei curioso ao nos informarem que quando o cliente da agência digital efetiva um produto em agência física a produção conta para o gerente de relacionamento da digital. Nos disseram também que o cliente digital pode efetivar qualquer atendimento em agência física, e que durante o atendimento virtual quando comprar produtos que necessitam de sua assinatura ele deverá procurar agência, mas que isso não ocorre com frequência”, conta Alex.

De acordo com o banco, índice de retorno de cliente digital para agência é de apenas 2%.

Por Armando Duarte Jr.