Geral

Lucros escandalosos dos bancos estão na manchete da edição desta semana

Capa da Notícia

10 de fevereiro 2021

O Vida Bancária desta semana traz como matéria de Capa os escandalosos lucros obtidos pelos três maiores bancos privados do País em 2020. Juntos, Bradesco, Itaú e Santander tiveram um lucro líquido de R$ 52,2 bilhões, valor este que representa 1,5 vez o que o governo federal deve gastar este ano com o Programa Bolsa Família, beneficiando cerca de 25 milhões de brasileiros carentes.

Apesar de os balanços apresentarem queda nos lucros, as PDDs (Provisões para Devedores Duvidosos) cresceram, chegando a 34,4% no Bradesco e 26,13% no Itaú. Já o Santander, elevou para 30% sua participação no resultado global do grupo espanhol.

Leia na pág. 2 informações sobre a audiência entre a CEBB (Comissão de Empresa dos Funcionários) e representantes do Banco do Brasil, realizada nos últimos dias, com mediação do Ministério Público do Trabalho. O banco adotou uma postura arbitrária e não aceita negociar os descomissionamentos dos caixas e outros pontos da reestruturação.

Na Caixa, o presidente Pedro Guimarães declarou a "invesdidores na semana passada sua intenção de privatizar o banco com a venda de participações de suas subsidiárias.

O Vida destaca na pág. 3 a ação do Sindicato de Londrina que conseguiu impedir a “Caravana de visitas” no Santander. Funcionários não deverão mais sair em grupo em um carro para fazer contatos com clientes, como vinha ocorrendo em desacordo com medidas de contenção ao novo coronavírus (Covid-19).

Leia também sobre a antecipação do pagamento da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) conseguida pela Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro) junto ao Bradesco e o Santander. Estes bancos farão os créditos deste direito aos funcionários, respectivamente, nos dias 12 e 26 de fevereiro.

O jornal relata na pág. 4 o início do Campeonato FIFA 2021 de vídeo game, que tem a participação de oito bancários.

Fique por dentro destas informações e outras baixando a edição digital do Vida Bancária.

Por Armando Duarte Jr.