32º Conecef reforça luta pela igualdade com paridade de gênero

10 de maio 2016
No 32º Conecef (Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal), que será realizado de 17 a 19 de junho deste ano, em São Paulo, a paridade de gênero será obrigatória. A deliberação é da 29ª edição, ocorrido em 2013, cujo objetivo principal é ampliar a participação feminina no principal fórum de discussão dos trabalhadores do banco. As delegações que não atingirem os 50% de homens e mulheres sofrerão cortes.
“O Conecef foi um dos primeiros fóruns dos trabalhadores a debater a questão de gênero. A ampliação da cota é uma ação afirmativa que visa assegurar a representatividade de todos os empregados nos fóruns de deliberação do movimento nacional da categoria e combater qualquer tipo de discriminação”, ressalta a coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), Fabiana Matheus.
Na edição do ano passado, dos 348 delegados presentes, 150 eram mulheres, ou seja, 43% do total. Pela resolução de 2013, as delegações deveriam buscar a cota de 40% em 2014 e ampliar para 50% em 2015, com a obrigatoriedade entrando em vigor a partir de 2016.
Pelo cronograma do 32º Conecef, definido pela CEE/Caixa, as teses das correntes políticas deverão ser encaminhadas à coordenação da Comissão até o dia 20 de maio. Já os encontros regionais devem ocorrer no período compreendido entre 14 de maio e 5 de junho. As inscrições de delegados acontecerão até 10 de junho.
Fonte: Fenae