Geral

Protesto de jovens tenta impedir redução da maioridade penal

Capa da Notícia

10 de junho 2015

Cerca de 300 jovens de movimentos sociais e da sociedade civil organizada contrários a redução da maioridade penal ocuparam o plenário da comissão especial que analisa a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 171, que propõe a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos.

Aos gritos “Não, não, não à redução” os jovens foram impedidos de continuar fazendo a pressão, pois com a manifestação os deputados decidiram deslocar a reunião da Comissão para outro plenário.

Os jovens até tentaram continuar fazendo pressão, mas foram proibidos pelos seguranças da Câmara dos Deputados.

Nas redes sociais, deputados e deputadas alegam vitória da juventude que impediu a votação da redução da maioridade penal. Seguranças da casa usaram até spray de pimenta e truculência para afastar os movimentos sociais.

A toque de caixa

A Câmara dos Deputados está analisando a toque de caixa o texto da PEC 171/93, de autoria do deputado Benedito Domingos (PP). A intenção é que o projeto vá ainda este mês de junho para votação no plenário.

Isso porque depois de aprovada pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) por 42 votos a favor e 17 contra, a PEC passará por 40 sessões extraordinárias numa comissão especial para avaliar o encaminhamento para a câmara.

A expectativa dos movimentos sociais que dizem não a redução é que neste período de debate as pessoas consigam sensibilizar e demonstrar uma força social para mudar a opinião da maioria da população brasileira que apoia a redução da maioridade penal.

Fonte: CUT