Geral

Sindicato de Londrina retarda expediente do BB e Caixa em defesa dos bancos públicos

Capa da Notícia

10 de junho 2016


A diretoria do Sindicato de Londrina está nas ruas
em defesa dos bancos públicos

O Dia Nacional de Mobilização, convocado ela CUT e demais Centrais Sindicais, contra o golpe, a retirada de direitos da Classe Trabalhadora e a volta das privatizações está sendo marcado hoje (10/06), em Londrina, pelo retardamento da abertura dos prédios centrais do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

Para alertar a população sobre os riscos de retrocesso, foram colocados na fachada destes dois bancos os 55 projetos de lei que estão tramitando no Congresso Nacional.

Regiane Portieri, presidenta do Sindicato de Londrina, afirma que a diretoria da entidade, assim como a categoria bancária e o conjunto dos trabalhadores e trabalhadoras, não pode se omitir diante das ameaças que estão sendo feitas pelo governo provisório de Michel Temer.

“Estamos protestando contra qualquer tipo de privatização no BB e na Caixa ou até mesmo a fusão destes dois importantes bancos públicos brasileiros. O grupo que está no comando do país já anunciou para que veio e temos que construir uma ampla mobilização para impedir que levem isso adiante”, ressalta.

Regiane aponta, entre outros riscos, a Reforma da Previdência, que é uma forma desse governo dificultar a aposentadoria e se apoderar das contribuições feitas por trabalhadores e trabalhadoras, o desmonte dos bancos públicos, a entrega das estatais e para grupos privados e a cobrança pelo atendimento feito à população através do SUS (Sistema Único de Saúde).

“Eles tomaram o poder para reeditar o projeto implantado por Fernando Henrique Cardoso nos anos 90, o que levou ao sucateamento dos serviços públicos, endividamento do país, elevados números do desemprego e tentativa de privatização do BB e da Caixa”, recorda a presidenta do Sindicato de Londrina, afirmando que é necessário combater essa política de retrocesso que está sendo imposta aos brasileiros.

Por Armando Duarte Jr.