Com ou sem negociação greve cresce mais e já é a terceira mais longa dos últimos 10 anos

10 de outubro 2013
A GREVE DOS BANCÁRIOS NOS ÚLTIMOS 10 ANOS
|
A categoria entra hoje (10/10) no 22º dia de greve nacional, que já é a terceira mais longa dos últimos 10 anos e a maior dos últimos 20 anos em adesão e número de agências fechadas (veja tabela ao lado).
De acordo com o balanço divulgado ontem (9/10) pela Contraf-CUT, em todo o país foram paralisadas 12.136 agências e Centros de Serviços nos 26 Estados e no Distrito Federal.
"Isso demonstra a capacidade de luta da categoria bancária, que não se intimida diante das pressões dos bancos, com suas práticas antissindicais, e está disposta a ficar de braços cruzados o tempo que for necessário para atingir seus objetivos", afirma Wanderley Crivellari, presidente do Sindicato de Londrina.
Wanderley lembra que a força da greve foi fundamental para que a Fenaban, Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal voltassem às mesas de negociação com o Comando Nacional. "As discussões transcorrerão ao longo do dia em São Paulo e esperamos que desta vez os bancos tragam para a mesa propostas decentes e que atendam aos anseios da categoria", cobra.