Geral

Roberto Setubal se aposenta e deixa comando do Itaú Unibanco

Capa da Notícia

10 de novembro 2016

Roberto Setubal, herdeiro do clã Itaú Unibanco, deixará a presidência do grupo, conforme divulgado pela imprensa na quarta-feira (9/11).

Ele será substituído pelo executivo Candido Bracher, atual diretor presidente do Itaú BBA, o banco de investimentos da holding. Bracher é um dos acionistas minoritários do Itaú e filho de Fernão Bracher, fundador do banco BBA, comprado pelo Itaú em 2002

Segundo informações da imprensa, a troca do comando do banco ocorrerá em abril de 2017, durante assembleia de acionistas. Mesmo assim Roberto ocupará a função de co-presidente do conselho de Administração do Itaú, em conjunto com Pedro Moreira Salles, ex-presidente do Unibanco e atual acionista do Itaú.

Filho do banqueiro e ex-prefeito do São Paulo, Olavo Setubal, ele assumiu a presidência do Itaú em 1994 e comandou a expansão do banco, que atualmente é a maior instituição financeira privada do país e da América Latina.

Sua saída do cargo era esperada, pois o estatuto do banco limita em 62 anos a idade máxima permitida para seu presidente, o que ocorreu com ele no mês de outubro.

 "Me sinto amplamente realizado por tudo que foi feito ao longo desses 23 anos, no qual tivemos um crescimento bastante expressivo de mais de 20% ao ano", declarou Roberto Setubal ao anunciar a sua saída.

Dança das cadeiras

Além da saída de Setubal do comando do Itaú serão feitas outras mudanças na diretoria do banco. Com esta dança das cadeiras, no lugar de por Bracher na diretoria de atacado foi indicado Eduardo Vassimon, atual vice-presidente financeiro do grupo.

Para o lugar de Vassimon, o Itaú Unibanco nomeou Caio David, atual tesoureiro do banco, que retornará ao comitê executivo do banco como vice-presidente.

A área de varejo será comandada por Marcio Schettini, substituindo Marco Bonomi, que também alcançou a idade limite para o cargo de diretor e será indicado para integrar o Conselho de Administração.

O banco anunciou ainda André Sapoznik para o cargo de vice-presidente e diretor das áreas de tecnologia e operações, em substituição a Marcio Schettini.