Geral

2014: mais um ano de lutas e conquistas

Capa da Notícia

11 de janeiro 2015


O 3º Encontro Estadual das Mulheres Bancárias avançou na organização da luta
por igualdade de oportunidades

Plebiscito pela Constituinte
Trabalhadores de todo o país iniciaram o ano de 2014 mobilizados em torno do Plebiscito Popular, para pressionar a realização da Reforma do Sistema Político brasileiro. A votação ocorreu em setembro e teve a participação de 7.754.436 pessoas. Destas, 97,05% defenderam a Reforma Política.

Censo da Diversidade
Conquista da Campanha 2012, no ano passado foi realizado, no período de 17/03 a 9/05, o II Censo da Diversidade, que levantou o perfil da categoria bancária.  O resultado foi apresentado pela Febraban no mês de setembro e servirá para subsidiar as negociações com os bancos em relação ao tema igualdade de oportunidades, com o objetivo de corrigir as distorções e injustiças existentes no setor.

Luta pela Igualdade
O 3º Encontro Estadual de Mulheres Bancárias, realizado no dia 21/03, em Curitiba, apontou as estratégias da luta pela igualdade nos bancos, marcando as atividades do Dia Internacional da Mulher. Em 2014, o Coletivo Nacional de Mulheres da Contraf-CUT também elaborou e lançou uma Cartilha sobre o Assédio Sexual no Trabalho, que foi distribuída pelos Sindicatos do Vida Bancária.

Organizando a Campanha 2014
A construção da Campanha Nacional Unificada 2014 foi iniciada no mês de maio, com a realização da Consulta Nacional, para levantar os anseios dos bancários e bancárias em relação às negociações com os bancos. Com base nas respostas desta Consulta, no dia 24/05 ocorreu em Londrina a Conferência da Regional Vida Bancária, definindo as propostas da categoria no Norte do Paraná. Posteriormente, foi realizada a 16ª Conferência Estadual da Fetec/CUT-PR, nos dias 13 e 14/06, em Cornélio Procópio, apontando o que os bancários do Paraná esperavam da Campanha 2014 para o debate na Conferência Nacional.

Copa do Mundo
Em 2014, o país sediou a Copa do Mundo de Futebol da FIFA. O Brasil fez bonito (pelo menos fora do campo!) e realizou a Copa das Copas, deixando um enorme legado em termos de infraestrutura, com a modernização de aeroportos, portos, ampliação e construção de estradas e realização de obras de mobilidade urbana, entre outras.


O Torneio Integração 2014 foi disputado na Sede Campestre
do Sindicato de Apucarana

Integração
O 3º Torneio Integração Vida Bancária, reunindo equipes de futebol suíço representando os Sindicatos de Apucarana, Arapoti, Cornélio Procópio e de Londrina foi disputado no dia 7/06. O título de campeão ficou com a equipe Bradesco Willie Davids, de Londrina.

Concurso de fotografia
Os Sindicatos do Vida Bancária realizaram no primeiro semestre do ano passado o 4º Concurso de Fotografia, com o tema “Beleza Urbana”. O bancário do Safra, em Londrina, Marcos Pretti Monteiro, foi o grande vencedor desta edição.

Campanha Salarial
A Campanha Nacional Unificada 2014 conquistou mais uma vez aumento real nos salários, garantindo um índice 2,2% superior à inflação acumulada. No piso, o ganho real foi de 2,5% e no auxílio-refeição foi de 12,2%. Além disso, outras cláusulas importantes foram incluídas na Convenção Coletiva, avançando em temas como a cobrança de metas, tratamento de saúde, exames para CPA 10 e 20 etc. A mobilização durou apenas seis dias, com o fechamento de 10.335 agências e Centros Administrativos em todo o país.

Lançamento em conjunto
Os Sindicatos do Vida Bancária lançaram em conjunto, pelo segundo ano consecutivo, a Campanha Nacional Unificada, somando forças para mobilizar os bancários e bancárias da Região. Apesar de ter sido uma greve rápida, a adesão nas bases dos Sindicatos de Apucarana, Arapoti, Cornélio Procópio e Londrina foi grande, fortalecendo com isto o movimento nacional.

Eleições gerais
Dilma Rousseff foi reeleita presidente do Brasil com 51,64% dos votos, o que representa o apoio de 54,5 milhões de eleitores. Após a vitória, Dilma assumiu o compromisso de fortalecer os bancos públicos e de dar continuidade às políticas sociais e de não mexer nos direitos da Classe Trabalhadora. No Paraná, apesar da quebradeira do Estado e da falta de obras, Beto Richa (PSDB) foi reconduzido ao governo. O resultado das urnas mudou o perfil dos senadores e deputados, com a eleição de representantes da ala conservadora, formada por representantes dos ruralistas e empresários, ao mesmo tempo em que enfraqueceu a bancada sindical no Congresso Nacional.

Corrupção e Reformas
Muitas foram as denúncias de casos de corrupção em 2014, em especial as que envolveram a Petrobrás e o metrô de São Paulo, demonstrando a necessidade de uma Reforma Política no país. A conduta da grande mídia durante as eleições, na tentativa de influenciar a opção dos brasileiros, também indicou que é preciso discutir a regulamentação dos meios de comunicação para impedir que estes ajam de acordo com os interesses de grupos poderosos.

Comissão Nacional da Verdade
Após 50 anos do golpe militar, a Comissão Nacional da Verdade investigou as atrocidades cometidas no Brasil entre os anos de 1964 e 1988. O relatório sobre os crimes executados por agentes públicos, em especial aqueles registrados durante a Ditadura militar, foi apresentado à presidente Dilma Rousseff no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.


O ano de 2014 registrou recorde em ataques a caixas eletrônicos no Paraná 

Basta de Racismo
Numa ação conjunta entre a CUT, Contraf-CUT e diversas outras atividades, foi lançado em novembro de 2014 a Campanha “Basta de Racismo no Trabalho e na Vida”, com o objetivo de combater a discriminação por raça nos bancos e demais setores da sociedade.  

Gangue da Dinamite
O número de ataques a caixas eletrônicos dos bancos no ano passado cresceu assustadoramente no Paraná. Até meados de dezembro foram registrados 325 casos, superando os 268 ocorridos em 2013. Na base do Sindicato de Arapoti, sete agências foram praticamente destruídas pelos explosivos utilizados pelos bandidos.

Demissões em massa no HSBC
No final de 2014, os Sindicatos do Vida Bancária realizaram diversas atividades na mobilização para combater as demissões em massa promovidas pelo HSBC. A força dos protestos levou o banco inglês a rever as dispensas, suspendendo os cortes considerados irregulares.