Geral

Bloco Podvim passa por cima do racismo com muita alegria no Carnaval

Capa da Notícia

11 de fevereiro 2016


O Bloco é organizado pela Associação dos Negros Procopenses

O Bloco Podvim, apoiado pelo Sindicato de Cornélio Procópio, Fetec/PR e a CUT Paraná agitou o Carnaval na cidade, com a participação de aproximadamente 3 mil pessoas nos dias 6, 7 e 8, no entorno do monumento ao Cristo Rei.

O tema deste ano foi “Alegria e Felicidade sem Preconceito”, como forma de ressaltar a mensagem de combate ao racismo no principal cartão postal de Cornélio Procópio. A multidão que foi animada pela a bateria do mestre Oswaldo durante os três dias de folia

Além de manifestar contra a intransigência da Prefeitura, em não realizar o Carnaval de rua em Cornélio, o Bloco promoveu um grande protesto evidenciando o racismo estrutural existente na cidade e a pauta conservadora elitista da atual gestão do poder público local.

O Bloco Podvim é organizado pela a ANEPRO (Associação dos Negros Procopenses) e conta com o apoio de entidades sindicais. Segundo ANEPRO Ivaí Lopes Barroso, presidente da ANEPRO e diretor do Sindicato de Cornélio Procópio, este é o terceiro ano das manifestações de combate ao racismo e todas as formas de preconceito na cidade.

“O mais importante dessa construção é a preservação da identidade cultural das minorias, o que nada mais é do que um preceito constitucional. Infelizmente, o Poder Público insiste em perpetuar essa conduta na sociedade, não colocando em pauta durante sucessivas gestões mecanismos para superar isso”, critica Ivaí.