Geral

Edição desta semana chama categoria para a Greve Geral

Capa da Notícia

11 de abril 2017

O Vida Bancária 1.433 chama a atenção da categoria para a necessidade de se unir à Classe Trabalhadora no dia 28 de abril e construir uma Greve Geral forte o suficiente para que sejam retiradas de pauta as reformas da Previdência e das leis trabalhistas.

Segundo o jornal, a participação da categoria nesta mobilização foi aprovada pelo Comando Nacional dos Bancários, que em reunião realizada na semana passada, avaliou que os bancos estão por trás desse ataque aos direitos da Classe Trabalhadora previstos na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Regiane Portieri, presidenta do Sindicato de Londrina, avalia que a Greve Geral é a saída para impedir o retrocesso no país sob o comando do governo ilegítimo de Michel Temer (PMDB) e de uma maioria de parlamentares que está a serviço dos grandes grupos econômicos. “Precisamos tirar o Brasil das mãos desse grupo que atenta contra os direitos da Classe Trabalhadora, que quer acabar com a aposentadoria, prega o fim das políticas sociais e que está tramando o desmonte dos bancos público”, ressalta.

Atendimento presencial

A punição aos bancos que dificultarem ou se recusarem a oferecer atendimento presencial aos clientes é tema de projeto de lei que está tramitando na Câmara Municipal de Londrina. De autoria do vereador Guilherme Belinati (PP), a matéria prevê advertência, multa, suspensão e até a cassação do Alvará da agência que descumprir este direito.

O Vida destaca nas páginas centrais a reunião entre dirigentes do Sindicato de Londrina e o vereador Guilherme Belinati. Regiane Portieri afirma que o Sindicato sempre defendeu o atendimento presencial nos bancos, pois é feito por profissionais da área e com mais segurança do que nos outros canais.

Na pág. 2 desta edição também tem um resumo da rodada de negociação permanente entre a CEE (Comissão Executiva dos Empregados) e representantes da Caixa Econômica Federal. Na reunião, realizada dia 7/04, em Brasília, os dirigentes sindicais criticaram a direção da caixa por ter culpado os empregados e empregadas pela queda no lucro referente ao ano de 2016.

Em comunicado interno, o banco mencionou como fatores para a redução do lucro a greve de 31 dias na Campanha Salarial do ano passado. Amaury Soares, diretor do Sindicato de Londrina, considera essa insinuação como uma falta de respeito da diretoria da Caixa com os empregados e empregadas, que cruzaram os braços por conta da intransigência do próprio banco na mesa de negociações. “Isso é uma prática antissindical inaceitável”, critica.

GT de Saúde do Itaú

Outra importante matéria na pág. 3 aborda a reunião dos integrantes do GT (Grupo de Trabalho) de Saúde e Condições de Trabalho do Itaú para discutir os avanços conquistados junto ao banco e estabelecer estratégias de atuação nas negociações.

Uma das principais demandas levantadas foi referente ao Programa de Retorno e Readequação ao Trabalho.

O Vida Bancária tem ainda denuncia sobre o aumento da sobrecarga de serviços que o Bradesco está impondo aos gerentes, obrigando-os a vender planos de previdência sem pagar comissões para isso.

Insegurança

Leia também detalhes sobre a tentativa de assalto à agência Estilo, do Banco do Brasil, ocorrida ontem (10/03), em Londrina. Bandidos vestidos com uniformes de operários chegaram ao banco atirando e com uma marreta tentaram arrombar os vidros. A ação só não teve êxito porque os vigilantes reagiram a tempo.

Apesar do intenso tiroteio no local, ninguém saiu ferido e a quadrilha fugiu sem levar nada. Esta foi a 10ª ocorrência policial envolvendo bancos registrada na base do Sindicato de Londrina neste ano.

Quartas-de-Final

Na pág. 4, o Vida divulga os resultados da última rodada da primeira fase da Copa Bancários de Futebol Suíço e a relação dos postulantes ao troféu de artilheiro.

A classificação das equipes do Grupo A para as Quartas-de-Final será definida hoje (11/04), com o resultado do jogo BB Ta Lento x Caixa, a ser disputado na APCEF, em Londrina.

O Grupo B já tem as equipes classificadas, mas resta agora saber como serão os confrontos na próxima etapa.

Por Armando Duarte Jr.