Geral

Vasculite requer atenção para o tipo e sua extensão

Capa da Notícia

11 de julho 2014

Vasculite é o nome dado à doença que causa inflamação das paredes dos vasos sanguíneos, podendo resultar no estreitamento do seu calibre pelo acúmulo de anticorpos em seu interior, reduzindo a passagem do sangue. Ela pode ser simples, comprometendo apenas a pele e articulações ou até mesmo mais complexa, causando risco de morte se não for tratada adequadamente.

Esta doença tem uma série de tipos, classificados de acordo com o vaso atingido, e diversos outros subtipos, chegando, nos casos mais graves, a afetar órgãos vitais. Por isso, o paciente deve procurar o médico para que seja feito um diagnóstico mais preciso e determinar a forma de tratamento mais adequada.

Este problema vascular pode ter origens diferenciadas, desde a predisposição genética e até ser provocada por vírus, que afetam a limpeza dos chamados complexos imunes, que assim como os anticorpos, ficam acumulados nos vasos sanguíneos.

Diagnóstico x tratamento

Existem diversos tipos de exames indicados para diagnosticar o tipo e a extensão da vasculite. De um simples exame de urina, ao hemograma completo e até ultrassom será possível identificar qual é o grau de comprometimento desta doença na pele ou órgão.

O tratamento será feito com base em sua origem e o grau de alastramento. Se ela foi provocada por medicamentos basta suspendê-los e nos casos mais graves requer o internamento do paciente, que corre o risco de falência do organismo se não socorrido a tempo. A administração de medicamentos, como, por exemplo, corticoides, é necessário para controlar a vasculite neste estágio.