O que é Esofagite?

11 de setembro 2013
A Esofagite é a doença provocada pela inflamação, inchaço ou irritação do esôfago, que é o canal por onde descem os alimentos para o estômago. Geralmente ela é causada pelo refluxo gastroesofágico, ácido formado no estômago que sobe por este tubo do corpo, não preparado para isso.
Entre outros fatores para o seu surgimento estão o uso frequente de álcool, fumo, cirurgia ou radiação na região do tórax para tratamento de complicações pulmonares e de vômitos. A Esofagite também pode ocorrer em pessoas com a imunidade baixa devido ao vírus HIV ou uso de corticóides e pela ação de fungos, infecções por cândida ou vírus, como herpes ou citomegalovírus.
Principais sintomas
- Dificuldade para engolir
- Dor ao engolir
- Azia/queimação (refluxo ácido)
- Rouquidão
- Dor de garganta
Para diagnosticar a existência da Esofagite é utilizado o Raio-X do tórax, endoscopia digestiva alta. É indicado ainda uma biópsia (retirada de um pedacinho do tecido do esôfago) para analisar as lesões.
Como é o tratamento?
Para tratar os danos causados pelo refluxo gastroesofágico recomenda-se, primeiramente, uma mudança nos hábitos alimentares: evitar o consumo de álcool, refrigerantes gaseificados, alimentos fritos e muito gordurosos e não se deitar logo após ter se alimentado.
Em geral a Esofagite tem boa resposta com a administração de medicamentos (antiácidos). Nos casos de infecções o médico pode receitar antibióticos e em situações raras recomenda-se intervenção cirúrgica.
Se você tiver alguns dos sintomas acima, procure um médico. A Esofagite causa desconforto e pode agravar a dificuldade ao engolir alimentos devido às cicatrizes formadas pela queimação do esôfago.
Por Armando Duarte Jr.