Atividade em Londrina orienta clientes a exigir seus direitos

11 de outubro 2021
![]() Valdecir Cenali, diretor do Sindicato de Londrina, distriuiu material com informações sobre direitos dos clientes |
![]() Filas enormes se formam nas agências em busca de atendimento presencial |
O Sindicato de Londrina deu início nesta segunda-feira (11/10) uma série de atividades que tem o objetivo de orientar clientes e usuários dos serviços prestados pelos bancos a cobrar seus direitos. Com o investimento pesado nas novas tecnologias digitais, o setor fechou diversas unidades e milhares de postos de trabalho bancário nos últimos tempos, gerando o aumento das filas e na demora para atendimento presencial nas agências.
Valdecir Cenali, diretor do Sindicato de Londrina, afirma que atualmente tem um número reduzido de bancários trabalhando e em geral nos bancos tem apenas uma pessoa para auxiliar nos terminais eletrônicos e no máximo dois caixas presenciais. “Os bancos tentaram expulsar os clientes das agências, mas não levaram em conta que muitas pessoas não conseguem realizar suas operações nos celulares e nem mesmo nos caixas eletrônicos. O resultado são muitas filas, demora no atendimento e sobrecarga de serviços”, explica.
Como os bancos não aceitam realizar contratações, Valdecir disse que a saída encontrada pelo Sindicato é orientar os clientes e a população em geral a procurar o Procon e o Banco Central para registrar reclamações. “Estamos distribuindo um material com os números de contato destes órgãos que são responsáveis pela fiscalização do atendimento. Existem Leis determinando limite de espera e elas precisam ser cumpridas”, ressalta o diretor do Sindicato de Londrina, lembrando que esse problema não é culpa dos bancários, mas sim dos bancos, que cobram tarifas caras e não oferecem aos clientes o retorno adequado quando precisam movimentar suas contas.
Por Armando Duarte Jr.