Sindicato paralisa 11 agências do Itaú nesta sexta em protesto contra demissões em massa

11 de novembro 2016
A diretoria do Sindicato de Londrina está realizando hoje (11/11) uma mega Operação “Demitiu, Parou” no Itaú, com protestos em 11 agências do banco para criticar a dispensa de oito bancários e bancárias na última quinta-feira (8).
Estão com as atividades paralisadas as agências 1555, 8092, 109, Catedral, Ouro Verde, Casone, Tiradentes e Shangri-la, em Londrina, além das unidades do banco em Cambé, Rolândia e em Ibiporã.
Regiane Portieri, presidenta do Sindicato de Londrina, afirma que o protesto ocorrerá durante todo o dia como forma de pressionar o Itaú a respeitar seus funcionários e clientes, suspendendo essa política de redução de pessoal.
“O Itaú não tem razão para jogar no olho da rua todos estes pais e mães de família. Este ano, entre janeiro e setembro o banco obteve um lucro líquido de mais de 16 bilhões de reais, mas mesmo assim continua cortando pessoal e a todo momento aumenta as metas a serem atingidas para aqueles que ficam”, critica.
Segundo Regiane, com essas demissões em massa as condições de trabalho ficam mais precárias para quem continua trabalhando no banco, assim como o atendimento aos clientes e usuários, que são obrigados a esperar mais tempo nas filas ou a se virar nos caixas eletrônicos e canais virtuais.
Este ano, o Itaú já demitiu 29 bancários e bancárias na base territorial de Londrina, mesmo número registrado em todo o ano passado. No país, de acordo com o balanço do terceiro trimestre, nos últimos de outubro de 2015 a setembro de 2016 o banco fechou 2.753 postos de trabalho.
“Diferente de outros setores, que às vezes são obrigados a reduzir o quadro de pessoal para enfrentar a crise, o Itaú não tem motivos para demitir e com isso ruma na contramão do movimento que buscar retomar o desenvolvimento do país”, avalia a presidenta do Sindicato de Londrina.
Por Armando Duarte Jr.
![]() Agência Ouro Verde |
![]() Itaú Unibanco - agência 8092 |
|
![]() Agência Catedral |
![]() Agência Lord Lovat |