Geral

Conselheiros falam sobre o fundo de previdência para participantes em Londrina

Capa da Notícia

12 de agosto 2015


A presidenta do Sindicato de Londrina, Regiane Portieri, saudou os presentes ao evento

Os conselheiros eleitos para representar os participantes ativos do Funbep (Fundo de Pensão dos Funcionários do Banestado), Ana Fideli e José Altair Monteiro Sampaio, participaram ontem (11/08) de um debate organizado pelo Sindicato de Londrina no auditório do Bristol Hotel.

José Altair abordou o tema Previdência Social e o Regime Geral da Previdência, os regimes próprios e a previdência complementar, que formam o sistema previdenciário no Brasil. Segundo ele, a segurança o sistema brasileiro está superavitário. O conselheiro também fez comentários sobre as mudanças que estão tramitando no Congresso através das MPs (Medidas Provisórias) 664, 665 e 676 e a inclusão da fórmula 85/95 para a aposentadoria. Outro assunto levantado durante o debate foi a desaposentação.

Em relação ao Funbep, José Altair disse que os Sindicatos e a AFAB (Associação dos Funcionários Aposentados do Banestado) estão discutindo a ida do Fundo para a Fundação Itaú Unibanco. Foram ressaltados alguns pontos do regulamento, como o artigo 42, que diz respeito ao déficit do plano, e o 47, que normatiza pagamento de ações transitadas na Justiça.


A conselheira Ana Fideli também esclareceu dúvidas dos participantes do Funbep durante o debate

“O conselheiro orientou, em vários momentos, para que os participantes leiam com atenção os informativos do Funbep para acompanhar a administração do fundo, principalmente, em relação ao déficit que tem sido registrado nos últimos dois anos”, relata Regiane Portieri, presidenta do Sindicato de Londrina, afirmando que em função dessa situação em 2016 o Funbep terá que apresentar à Previc (Secretaria de Previdência Complementar), órgão do Ministério da Previdência Social, um plano de equacionamento para suas contas a ser implantado a partir de 2017.

José Altair informou ainda, durante o debate, que o Funbep tem um benefício mínimo e que as opções do participante ativo terá quando resolver se aposentar são:

- Aposentadoria por Tempo de Contribuição (idade 55 anos);

- Aposentadoria Antecipada (idade 50 anos), ou BPD (Benefício Proporcional Diferido);

- Portabilidade;

- Sacar Reserva de Poupança.

“Dentre todas as situações levantadas pelos participantes presentes, na avaliação do conselheiro, a pior opção é sacar a reserva de poupança. Ele também sanou dívidas e mostrou as fórmulas para calcular o benefício, se baseando em casos sugeridos pela plateia, o que foi muito esclarecedor para todos” avalia Regiane Portieri.