Geral

Mesa Redonda em Londrina discute políticas públicas para LGBT

Capa da Notícia

12 de setembro 2013

Entidades ligadas ao movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais), juntamente com a subsede do CRP (Conselho Regional de Psicologia) promoverão no dia 14 de setembro, em Londrina, uma Mesa Redonda para discutir as políticas públicas e os direitos desse segmento da sociedade. O evento será realizado na subsede do CRP, localizada à Avenida Paraná, 297 - 8º andar, às 8h30.

O debate será mediado por Ester Regina Bento dos Santos, psicóloga e coordenadora  de Articulação Comunitária no Núcleo de Estudos Afro-asiáticos da Universidade Estadual de Londrina. Participarão da mesa Roni Lima, militante em Saúde Pública e Direitos Humanos da ALIA (Associação Londrinenses Interdisciplinar de Aids), Melissa Campus, presidente do Coletivo ElityTrans, Vinícius Yoma Bueno, presidente da Associação de Moradores da Vila Iara, Jair Sanches Sambudio, diretor do Sindicato de Londrina e representante da Fetec-CUT/PR na CGROS (Comissão de Gênero, Raça e Orientação Sexual) da Contraf-CUT, e da vereadora Elza Correa (PMDB).

Segundo Jair, esta Mesa Redonda busca aprimorar o processo de igualdade de oportunidades e tratamento, fortalecendo a luta pela transformação social e valorização da dignidade da pessoa humana. "O objetivo é priorizar as demandas de combate à violência e à Homofobia social e Institucional na sociedade, na qual  a categoria bancária é vanguarda pelos avanços conquistados nos últimos anos", ressalta.

O diretor do Sindicato de Londrina lembra que apesar do compromisso assumido pelo Governo Federal, Estados e municípios em 2008, quando foram definidas as diretrizes e metas na I e II Conferência Nacional LGBT, raros foram os avanços públicos na promoção e equidade de Direitos Humanos, na educação, saúde, segurança, emprego, cultura, etc.

"Convidados todos a participar deste evento que busca avançar na luta pela cidadania e benefícios não só para os envolvidos, mas para toda a sociedade", afirma Jair Sanches Sambudio.

Por Armando Duarte Jr.