Geral

Chico Mendes é patrono do meio ambiente brasileiro

Capa da Notícia

13 de janeiro 2014

O Senado realizou Sessão Solene no dia 16 de dezembro do ano passado para homenagear o líder seringueiro Chico Mendes, assassinado em 1988 em Xapuri (AC). Chico Mendes tornou-se patrono do meio ambiente brasileiro através de Lei sancionada pela presidenta Dilma Rousseff.

O líder seringueiro, assassinado há 25 anos por fazendeiros, ficou conhecido internacionalmente por sua luta em favor da categoria e da proteção da Floresta Amazônica.

 Em 1977, foi eleito vereador de Xapuri pelo antigo MDB. Foi torturado e interrogado após, em 1979, ter promovido debates entre igreja, sociedade civil e Sindicatos na Câmara Municipal de sua cidade. Em função disso era constantemente ameaçado de morte.

Anos depois ajudou a fundar o PT (Partidos dos Trabalhadores) em seu Estado. Em 1982, presidiu o Sindicato dos Trabalhadores de Xapuri. Em 1985, liderou o Encontro Nacional dos Seringueiros e foi procurado pelo setor ambiental da ONU.

Chico Mendes denunciou o desmatamento e a expulsão de seringueiros de suas terras no Congresso Norte Americano, o que gerou cortes de investimentos do Banco Internacional em empreitadas em terras amazônicas.

Ele foi morto a tiros, no quintal de sua casa, em Xapuri, no dia 22 de dezembro de 1988, uma semana depois de completar 44 anos.

Fonte: sites Brasil Atual e Brasil Escola