Geral

Protesto em Londrina denuncia a 30ª demissão no Itaú este ano na base do Sindicato

Capa da Notícia

13 de agosto 2014

Este ano, o Itaú já efetuou 30 demissões de bancários e bancárias que atuavam na base territorial de Londrina, batendo assim o recorde em desligamentos verificados nos últimos anos. Para combater essa prática, o Sindicato de Londrina está paralisando hoje (13/08) a agência 109, a maior do banco no interior do Paraná, na qual foi desligada esta semana uma gerente da área empresarial.

Segundo Wanderley Crivellari, presidente do Sindicato de Londrina e integrante da coordenação nacional da COE Itaú, no ano passado foram computadas 23 demissões nas agências do banco localizadas na base territorial da entidade, sendo 16 registradas entre janeiro e agosto. “Agora, o número de cortes já é praticamente o dobro do mesmo período de 2013, demonstrando que a intenção do banco é mesmo exterminar empregos”, critica.

Para Wanderley, o lucro líquido de R$ 7,2 bilhões obtido pelo Itaú no primeiro semestre não deixa dúvida de que não existem razões para tanta demissão. “Uma das principais reivindicações da nossa Campanha Salarial deste ano é o emprego. Precisaremos de muita força para combater práticas como essas utilizadas pelo Itaú, de eliminar postos de trabalho e apostar na rotatividade, com o único objetivo de ampliar ainda mais seus lucros exorbitantes”, avalia.

Por Armando Duarte Jr.
Jornalista Diplomado – 2.495/PR