Flores e luta

13 de agosto 2015
Regiane Portieri***
Setembro vem aí, trazendo consigo a primavera e mais uma Campanha Salarial da categoria bancária.
E muito se fala em crise econômica e como ela irá interferir nesta Campanha. Mas não há que se falar em crise para os bancos: eles continuam lucrando bilhões! Lucram às custas da exploração dos bancários, clientes e usuários, e dos juros extorsivos permitidos pela atual política econômica.
Enfim, continuam ganhando muito dinheiro e não têm justificativas para não atender às nossas reivindicações econômicas.
Queremos o fim das demissões e da rotatividade, bem como da terceirização dos serviços. Defendemos a contratação de mais bancários e a ampliação do horário para melhorar o atendimento e ampliar os postos de trabalho.
Queremos o fim do assédio moral e das metas abusivas, que tanto mal faz à saúde física e mental da categoria. Trabalhar sem adoecer é um direito que reivindicamos!
Entendemos que a sociedade brasileira precisa discutir o papel dos bancos no país, através da realização de uma Conferência Nacional sobre o Sistema Financeiro.
Os bancários e as bancárias estarão mobilizados na defesa dos seus direitos sim! Mas também nos empenharemos na construção de um sistema financeiro que realmente atenda os interesses da sociedade e do país.
***Presidenta do Sindicato dos Bancários de Londrina e Região - CUT
AC