Geral

Paraná tem mais de 15 mil trabalhadores paralisados nos bancos

Capa da Notícia

13 de setembro 2016

Com 70% das agências fechadas no Paraná, a greve nacional da categoria bancária tem a participação nesta terça-feira (13/09) de mais de 15 mil trabalhadores e 735 agências paralisadas no Estado, além de oito Centros Administrativos.

A Fetec-CUT/PR (Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná) representa cerca de 85% da categoria nas cidades paranaenses através de 10 Sindicatos filiados.

O quadro nacional revela o aumento das adesões em todo o país. Segundo informou a Contraf-CUT, 12.009 agências tiveram as atividades paralisadas. O número representa 51% de todas as agências do Brasil.

Wanderley Crivellari, diretor do Sindicato de Londrina e representante da Regional Vida Bancária na direção da Fetec-CUT/PR, acredita que bancários e bancárias do Estado atenderam ao chamado do Comando Nacional para combater a ganância dos bancos para pressionar seriedade nas negociações da Campanha Nacional Unificada 2016.

“Todas as bases estão empenhadas nesta luta, que só cessará quando surgir uma proposta que contemple não só aumento real nos salários, mas também os avanços que almejamos nas questões sociais, numa fatia maior dos lucros dos bancos e, é claro, a instituição de mecanismos para manter os empregos”, defende.

Neste sentido, Wanderley convoca a categoria a ampliar a pressão na quarta-feira (14) para que a Fenaban não tenha dúvidas a respeito dos objetivos dos bancários na próxima rodada de negociações.

Por Armando Duarte Jr.