Congresso Estadual dos Vigilantes debate segurança bancária

13 de dezembro 2013
O 12º Congresso da Fetravispp (Federação dos Trabalhadores em Empresas enquadradas no Terceiro Grupo do Comércio e Empregados em Empresas Prestadoras de Serviços no Estado do Paraná), que engloba a categoria dos Vigilantes, está sendo realizado em Londrina, no período de 12 a 14 deste mês.
Nesta sexta-feira, 13/12, o presidente do Sindicato dos Bancários de Londrina, Wanderley Crivellari, proferiu palestra sobre segurança bancária no Congresso.
Os dados são alarmantes. Houve um crescimento de 19% nos assaltos a bancos nos últimos dois anos. De acordo com dados da própria Febraban, em 2012 foram registrados 440 assaltos. Em 2013, somente no primeiro semestre, foram 163 assaltos.
A Pesquisa nacional de ataques a bancos, elaborada pela Contraf-CUT, CNTV-PS e Sindicato dos Vigilantes de Curitiba, registrou 118 ataques a bancos no Paraná no primeiro semestre deste ano. Um crescimento de 8% em relação ao mesmo período de 2012. De acordo com esta mesma Pesquisa, foram 431 assaltos a bancos e 1.053 arrombamentos nos seis primeiros meses de 2013.
Wanderley Crivellari, presidente do Sindicato dos Bancários de Londrina, falou sobre Segurança Bancária.
Mais grave ainda é o número de vidas perdidas: foram 30 mortes em assaltos envolvendo bancos no país neste primeiro semestre. Em 2012, 57 pessoas morreram nesta mesma situação. O crime de “saidinha de banco” continua sendo a ocorrência que mais resulta em mortes.
Foi relatada a situação do projeto-piloto de segurança bancária, nos municípios de recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, bem como do Estatuto da Segurança Privada.
“Foi um momento privilegiado de debate e reflexão sobre a segurança bancária. É uma luta que requer o envolvimento e a parceria dos bancários e vigilantes para reverter este quadro alarmante”, declara Wanderley Crivellari.
“Precisamos desenvolver ainda mais ações sindicais para vencer a ganância dos bancos, que investem tão pouco em segurança, mesmo com seus lucros bilionários”, complementa Wanderley.
LM