Vida Bancária desta semana convoca categoria a lutar contra reforma da Previdência

14 de fevereiro 2017
O destaque da edição nº 1.426 do Vida Bancária impresso é a necessidade da Classe Trabalhadora de construir uma forma mobilização nacional para impedir que a proposta de reforma da Previdência Social seja aprovada na forma como quer o governo Michel Temer (PMDB).
O jornal relata atividade feita pelo Sindicato de Londrina na última sexta-feira (10/02), com a distribuição de informativo específico a respeito desse tema, que foi produzido pela CUT, como forma de alertar e convocar trabalhadores e trabalhadoras a reagir contra o fim da aposentadoria.
Pela proposta de Temer, tanto o homem, quanto a mulher, só terão direito a se aposentar com o benefício integral aos 65 anos de idade e se contribuir para a Previdência por 49 anos.
“O jornal da CUT lembra que o próprio Temer se aposentou aos 55 anos de idade e hoje recebe cerca de 30 mil reais, sem contar o salário de presidente, e agora quer que a gente pague contribuições para a Previdência durante toda a vida se quiser receber um valor bem inferior”, critica Regiane Portieri, presidenta do Sindicato de Londrina.
Para Regiane, esse governo está tentando iludir a opinião pública, com apoio da grande mídia, ao inventar que existe um déficit da Previdência Social, mas não toca na questão das isenções a grandes grupos econômicos, como o agronegócio, nem na aposentadoria dos militares, que é responsável pelo que eles chamam de ‘rombo’, e nem mesmo na sonegação das contribuições por muitas empresas.
Clique aqui para ler o jornal da CUT.
PDVE na Caixa
Nas páginas centrais do Vida desta semana tem informações a respeito do PDVE (Plano de Demissão Voluntária Extraordinária), lançado no dia 6 de fevereiro pela Caixa Econômica Federal, com o qual pretende cortar 10 mil empregados e empregadas.
A matéria cita artigo do advogado Jorge Willians Tauil, da assessoria jurídica do Sindicato de Londrina, analisando os riscos que podem correr os funcionários que aderirem ao PDVE.
Para auxiliar aqueles que estão pensando em aceitar as condições propostas pelo banco, mas não estão seguros de que isso será bom, o Sindicato de Londrina realizará amanhã (15/02), uma Plenária, a partir das 19h00, na Sede Administrativa, para sanar dúvidas. Participe!
Também sobre a Caixa, o Vida traz relato das atividades que o Sindicato de Londrina realizou em algumas agências para recolher apoios dos clientes e usuários no abaixo-assinado que requer a manutenção do banco 100% público e mais contratações.
Em defesa do Banesprev
A mobilização dos banespianos da ativa e aposentados, ocorrida no dia 8 de fevereiro, em São Paulo, também é destaque na edição 1.426 do Vida Bancária. Ato Público realizado em frente à matriz do Santander Brasil reuniu mais de 400 pessoas no protesto contra alterações no Estatuto do Banesprev (fundo de previdência complementar), pelo fim das demissões e do aumento nas mensalidades do Plano de Saúde.
O jornal informa ainda que por conta da reestruturação Londrina perdeu no último dia 10/02 a agência do Banco do Brasil localizada na Rua Pernambuco, reduzindo as opões de atendimento na cidade.
Além disso, a matéria tem um resumo da Audiência Pública realizada no Ministério Público do Trabalho de Brasília, na qual participaram dirigentes da Contraf-CUT e de entidades filiadas, juntamente com representantes do banco. Na ocasião foi cobrado do BB respostas para os diversos problemas enfrentados pelo funcionalismo com a reestruturação, como, por exemplo, os descomissionamentos e falta de vagas para realocação.
Lucro do Itaú
Também nas páginas centrais você pode ler alguns detalhes sobre o balanço do Itaú referente ao exercício financeiro de 2016. O banco obteve R$ 22,15 bilhões de lucro, mantendo a liderança no mercado nacional.
Ao mesmo tempo, denuncia o jornal, o Itaú promoveu o corte de 2.6010 postos de trabalho no país e fechou 168 agências físicas.
Assembleias em Londrina
O Vida Bancária divulga ainda as Assembleias que o Sindicato de Londrina realizará na quinta-feira (16/02), no Auditório Joaquim Borges Pinto, da Sede Administrativa.
Na primeira, marcada para as 19h00, será submetida aos bancários e bancárias filiados a Prestação de Contas da entidade no ano de 2016.
Já a segunda, que começará às 19h30, vai eleger os delegados e delegadas que representarão a base de Londrina no Congresso Extraordinário da Contraf-CUT.
Na pág. 4, o informativo desta semana alerta as equipes que se encerrará no dia 17/02 o prazo de inscrições na VII Copa Bancários de Futebol Suíço, a ser disputada no mês de março.
Leia estas e outra matéria na edição impressa do Vida Bancária, que também pode ser acessado online na seção “INFORMATIVOS” na homepage deste site.
Por Armando Duarte Jr.