CUT Paraná completa 30 anos de atividades

14 de abril 2015
Criada nos últimos tempos da Ditadura Militar, na esteira da democracia que trouxe de volta ao Brasil e liberdade, a CUT (Central Única dos Trabalhadores) completa neste dia 14 de abril 30 anos. Sua fundação ocorreu durante o 1º CECUT (Congresso Estadual da CUT), realizado nos dias 13 e 14 de abril de 1985, em Curitiba.
Seu primeiro presidente foi o dirigente sindical dos petroleiros, Geraldo Mendonça de Oliveira.
Atuando como INF (Instituto Nacional de Formação), por que naquele período, tanto a CUT Nacional, quanto suas demais instâncias não eram reconhecidas legalmente, CUT Paraná teve como primeiras demandas a mobilização pela recuperação das perdas salariais acumuladas da Classe Trabalhadora e a organização das categorias em seus Sindicatos, muitos deles recém saídos de longos períodos de intervenção dos militares.
Entre os quais estão os Sindicatos do VIDA BANCÁRIA. O Sindicato de Londrina foi um dos fundadores da entidade.
Nesta três décadas de lutas, a CUT Paraná também teve participação efetiva em momentos importantes do país, como na campanha do “Fora Collor”, na eleição do líder metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República, além de ter integrado movimentos em defesa da Copel, contra a privatização do Banestado e no apoio às greves dos professores da Rede Estadual de Ensino, entre outros.
Atualmente, a entidade continua mantendo sua linha de atuação, na busca de organizar e defender os interesses dos trabalhadores e trabalhadoras, dentro dos princípios de liberdade e de solidariedade, tendo ao seu lado 147 Federações e Sindicatos filiados, representando 569.188 trabalhadores no Estado do Paraná.
Agora, no momento em que muitos direitos e até mesmo o emprego está em risco no país, o papel da CUT Paraná se faz necessário mais uma vez para mobilizar os paranaenses contra a aprovação do PL 4330 e em defesa das muitas conquistas obtidas nestes 30 anos.
Parabéns e mãos à obra!