Sindicato paralisa quatro agências bancárias hoje em protesto contra demissões

14 de agosto 2013
Quatro grandes agências do Itaú, Bradesco, Santander e HSBC estão com as atividades paralisadas hoje (14/08) em Londrina, em protestos promovidos pelo Sindicato contra as demissões em massa. Somente este ano já ocorreram 58 demissões sem justa causa de bancários e bancários na base territorial de Londrina nestes quatro maiores bancos privados do país.
![]() O HSBC Centro efetuou mais uma demissão nos últimos dias |
![]() O protesto de hoje também afeta a agência do Santander no Calçadão |
“Neste momento, em que estes bancos divulgam seus balanços referentes ao primeiro semestre, com lucros bilionários, mais pais e mães de família perdem seus empregos. Isso é uma total falta de respeito, não só com os bancários, mas também com os clientes, que pagam caro para utilizar os bancos e recebem em troca um atendimento cada vez mais deficiente”, compara Wanderley Crivellari, presidente do Sindicato de Londrina.
Segundo Wanderley, a Operação “Demitiu, Parou” vai ocorrer sempre que forem registrados novos desligamentos na base de Londrina. “Essa política de enxugamento de pessoal é costumeira nos bancos, mas vai contra aos anseios da sociedade, que clama por serviços mais baratos, com mais funcionários nas agências e menos filas”, ressalta.
No ano passado, os bancos fecharam 10.380 postos de trabalho no Brasil, ao mesmo tempo em que elevaram as tarifas e as PDDs (Provisões para Devedores Duvidosos). Ao mesmo tempo, os seis maiores bancos privados do país faturaram R$ 85,3 bilhões com a cobrança de tarifas bancárias.
“Essa ganância tem que acabar”, defende Wanderley Crivellari, orientando bancários e bancárias a se engajarem nas atividades da Campanha Nacional Unificada 2013 para mudar esse cenário.
Por Armando Duarte Jr.
![]() Maior agência do Itaú interior do Estado, a 109, no Centro de Londrina, teve mais um funcionário demitido nos últimos dias |