Geral

Funcef apresenta plano de equacionamento de déficit do REG/Replan a entidades

Capa da Notícia

14 de dezembro 2015

A Fenae e outras entidades do movimento sindical e associativo dos empregados da Caixa Econômica Federal participaram no dia 7 de dezembro, na sede da Funcef, em Brasília (DF), de reunião sobre o equacionamento do déficit do REG/Replan saldado e não saldado.

No encontro foram apresentados os principais pontos da proposta elaborada por um Grupo de Trabalho da Fundação para o reequilíbrio do REG/Replan. O destaque ficou por conta das novas regras, aprovadas no dia 25 de novembro pelo CNPC (Conselho Nacional de Previdência Complementar), quanto à solvência dos planos de benefícios dos fundos de pensão, que é a capacidade de honrar os pagamentos, no futuro.

“Após ouvir o que a Funcef elaborou, vamos discutir o posicionamento na diretoria da Fenae. Nesta quarta-feira, teremos uma reunião com nossa assessoria atuarial, para entender melhor como será o impacto para os participantes e assistidos”, diz Fabiana Matheus, diretora de Administração e Finanças da Fenae.

O também diretor da entidade, Moacir Carneiro afirmou que “as normas anunciadas na semana passada pelo CNPC mudam bastante a forma de equacionar os déficits. Por isso, temos que analisar tudo com a devida cautela”.

A aplicação das novas regras é opcional para os planos de equacionamento que estão sendo elaborados em 2015 para resultados contabilizados no exercício de 2014. Já para déficits contabilizados a partir de 2015, a regra torna-se obrigatória. A Diretoria Executiva da Funcef definirá nos próximos dias qual das duas formas vai utilizar. Independentemente da decisão, a previsão de início da cobrança extraordinária é abril do próximo ano.

Conforme o cronograma feito pelo fundo de previdência complementar dos empregados da Caixa, as entidades representativas dos trabalhadores têm até o dia 16 de dezembro para apresentar sugestões. Além dos diretores da Fenae, participaram da reunião representantes da Fenacef, Fenag, Advocef, AudiCaixa e CEE/Caixa.

Fonte: Fenae Net