Assembleias em Apucarana e Londrina dia 19/07 votam ACTs sobre jornada de trabalho

15 de julho 2016
Os Sindicatos de Apucarana e de Londrina realizarão Assembleia específica dos bancários e bancárias do Itaú Unibanco no dia 19 de julho para discutir e deliberar a respeito da aprovação do ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) para Regulamentação de Jornada Extraordinária (Sábado, Domingo e Feriados), do Segmento de Veículos (Bancarização), com vigência de dois anos a contar de 1º de julho de 2015, e, aprovação do ACT que Regulamenta o Sistema Alternativo Eletrônico de Jornada de Trabalho (Ponto Eletrônico) com vigência de dois anos a partir da data de 19/09/2015, a serem celebrados com o conglomerado do banco.
Em Apucarana, a Assembleia terá início às 17h30, na Sede Administrativa de entidade.
A Assembleia do Sindicato de Londrina ocorrerá a partir das 18h30 no Auditório da Sede Administrativa.
Regiane Portieri, presidenta do Sindicato de Londrina, afirma que o primeiro ACT diz respeito aos trabalhadores e trabalhadoras da Fináustria, área de financiamento de veículos do Itaú.
“Após muitas negociações com o banco conseguimos o enquadramento desses trabalhadores como bancários. Com isso, eles a ter garantidos todos os direitos da CDT (Convenção Coletiva de Trabalho) da categoria bancária, bem como a PLR (Participação nos Lucros e Resultados) e a PCR (Participação Complementar nos Resultados)”, explica.
O segundo Acordo Coletivo a ser analisado e votado nas Assembleias é o que regulamenta o sistema alternativo de controle de jornada de trabalho. Sua renovação é prevista pela Portaria 1510/2009 do Ministério do Trabalho e Emprego.
Por Armando Duarte Jr.