Geral

Casos de câncer de pulmão aumentam 2% ao ano no mundo

Capa da Notícia

15 de setembro 2014

O câncer de pulmão, considerado o mais comum de todos os tumores malignos, tem apresentado um crescimento de 2% de casos por ano no mundo. Segundo informações do Inca (Instituto Nacional do Câncer), foram estimados para o ano de 2012 1,82 milhão de novos casos, afetando 1,24 milhão de homens e 583 mil mulheres. No Brasil, em 2011 foram registradas 22.424 óbitos decorrentes desta doença.

Em torno de 90% dos casos de câncer de pulmão estão relacionados ao uso de derivados do tabaco. Também podem contribuir para o surgimento deste tipo de câncer fatores genéticos, a exposição à poluição do ar, infecções pulmonares, falta de vitamina A, doenças pulmonares (enfisema e bronquite crônica) e à ação de substâncias químicas.

Os principais sintomas são: tosse seca com persistência por mais de três semanas, falta de ar, dor torácica, aparecimento de sangue no escarro, perda significativa de peso, entre outras. 

Prevenção

A primeira coisa que se deve fazer para evitar o câncer de pulmão é parar de fumar e, se for o caso, evitar a exposição a agentes químicos. A alimentação saudável também auxilia o organismo, por isso recomenda-se o consumo de verduras e frutas.

O tratamento indicado dependerá da extensão da doença no pulmão. Com base em um diagnóstico detalhado, o médico vai definir qual o meio mais indicado para eliminar o tumor: cirurgia, quimioterapia ou radioterapia. Se este câncer for constatado em seu início a chance de cura será mais alta. Previna-se!