Rodada extra negocia com a Fenaban adoecimento da categoria
15 de setembro 2015
O adoecimento da categoria foi o destaque da rodada extra de negociação da Campanha Nacional 2015, realizada na tarde desta terça-feira (15/09), em São Paulo, entre o Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, e a Fenaban. A reunião foi marcada, por solicitação dos representantes dos trabalhadores, para continuar o debate sobre causas dos adoecimentos dos bancários, assédio moral, fim das metas abusivas e programa de retorno ao trabalho.
Os bancos admitiram o aumento de doenças entre os trabalhadores, baseados nos números fornecidos por eles no GT (Grupo de Trabalho) bipartite de causas do adoecimento. Esta foi a primeira vez na história que os bancos admitem a existência desses problemas no setor e aceitam discuti-lo com o movimento sindical.
O Comando Nacional reivindica a definição de uma política de prevenção de adoecimentos conjunta, com diretrizes e princípios que serão especificadas banco a banco posteriormente. Além do acompanhamento das comissões de trabalhadores em todos os bancos.
Walcir Previtale, secretário de Saúde da Contraf-CUT, também analisou positivamente a negociação. "Acho que abre uma grande oportunidade para o Comando Nacional dos Bancários poder atuar contra o assédio moral", completou.
Amanhã (16/09), os integrantes do Comando Nacional dos Bancários estarão reunidos com a Fenaban para debater as reivindicações referentes à remuneração.
Fonte: Contraf-CUT