Geral

Sindicato mobiliza funcionários do Banco do Brasil

Capa da Notícia

15 de setembro 2015

A atividade do Sindicato de Londrina neste Dia Nacional de Luta da Campanha Nacional Unificada 2015 está mobilizando funcionários e funcionárias de quatro agências do Banco do Brasil. As unidades da Rua Pernambuco (antiga Nossa Caixa), BB Londrina, Calçadão e Avenida Rio de Janeiro terão o expediente retardado até o meio-dia desta terça-feira (15/09).

Através destas manifestações, que estão ocorrendo nas principais cidades do país, a Contraf-CUT espera pressionar a Fenaban a apresentar na rodada de negociação que começará na tarde de hoje, em São Paulo, e terminará amanhã, com discussões em torno da remuneração da categoria.

“Precisamos de muita pressão para romper com a intransigência dos bancos. Todos já estão cansados de tantos nãos para nossas reivindicações, que são legítimas e necessárias para melhorar as condições de trabalho, bem como a vida dos mais de 500 mil bancários e bancárias brasileiros”, afirma Gisa Bisotto, secretária Geral do Sindicato de Londrina.

Gisa lembra que a direção do BB está seguindo a mesma postura da Fenaban, apostando na enrolação ou jogando a culpa na falta de propostas para órgãos do Governo Federal.

“Com um lucro de 8,8 bilhões de reais obtidos somente no primeiro semestre deste ano, o banco pode muito bem nos atender e rever os diversos problemas para os quais buscamos soluções há muito tempo, como a isonomia de direitos e a falta de pessoal”, avalia.

No dia 19 de setembro, o Comando Nacional dos Bancários, assessorado pela Comissão de Empresa, estará reunido com os negociadores do BB para debater as reivindicações ligadas à remuneração e ao plano de carreira.

Principais reivindicações dos funcionários do BB

- ampliação do quadro de funcionários

- reposição das 5 mil vagas abertas pela adesão ao PAI (Programa de Aposentadoria Incentivada)

- melhorias no Plano de Carreira e Remuneração

- solução dos problemas de sustentabilidade da Cassi

- democratização na gestão da Previ e melhoria nos benefícios

Por Armando Duarte Jr.
Jornalista Diplomado – 2.495/PR