Conselho Deliberativo analisa finanças dos fundos de pensão dos funcionários

15 de dezembro 2014
O Conselho Deliberativo da Fundação Itaú Unibanco esteve reunido na última quarta-feira (10/12), em São Paulo, para analisar a situação administrativa e financeira das entidades que administram os fundos de previdência complementar dos funcionários da holding.
Cesar Caldana, diretor do Sindicato de Londrina e representante da Fetec-CUT/ PR no Conselho Deliberativo, participou desta reunião. Segundo ele, foram anunciadas algumas alterações nos nomes dos representantes da patrocinadora e a apresentação da situação financeira de todos os planos com o total dos participantes que hoje fazem parte da fundação.
Veja os principais pontos levantados durante a reunião:
- A situação do FUNBEP e a BEMGEPREV, que ainda não fazem parte da Fundação Itaú Unibanco;
- Cobrado o repasse de informações mais precisas para os participante em relação ao Imposto de Renda, para que estes façam a opção correta e não percam dinheiro na hora da aposentadoria;
Temas que ficaram em aberto:
- A possibilidade de o participante poder alterar o seu perfil de investimento por mais vezes. Atualmente, isso só pode ser feito uma vez por ano;
- Rever no caso do PAC, que é o plano mais antigo da fundação, o índice de correção, que hoje é feito com base na TR (Taxa Referencial).
“A próxima reunião deve ser em março. Estaremos acompanhando e defendendo sempre os direitos dos participantes e sua maior representatividade nos conselhos da fundação”, garante Cesar Caldana.