Plano de Aposentadoria recebe 9409 adesões

15 de dezembro 2016
Finalizado no dia 09/12, o Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada (PEAI) do Banco do Brasil teve adesão de 9.409 funcionários em todo o país, segundo informou a instituição.
O PEAI tinha como público-alvo 18 mil funcionários e é parte do programa de reestruturação do banco anunciado em novembro, determinando o fechamento de agências, transformação de outras em PAAs e cortes de cargos e funções.
Com a extinção dos cargos, o BB calcula que irá realocar 9,3 mil funcionários até junho de 2017. Para viabilizar a realocação, foi criado o TAO Especial.
As inscrições no programa começaram na segunda-feira (12/12). Também está disponível na intranet do banco, após solicitação do movimento sindical, um mapa das vagas a serem preenchidas na lateralidade, considerando inclusive as adesões no PEAI.
O movimento sindical reivindicou a adoção de critério de priorização para funcionários de dependências extintas ou com redução, considerando a posição no TAO para a escolha dos trabalhadores na lateralidade.
Após críticas dos bancários, o BB fez ajustes nos grupos de funções de lateralidade para atender casos que estavam direcionados para cargos inferiores, de forma a reduzir aqueles sem correspondência lateral. Ainda persistem distorções, já denunciadas ao BB. As nomeações serão centralizadas pelos comitês de unidades estratégicas. Toda vaga na cadeia de nomeação irá primeiramente para regularização de excesso.
O Sindicato também quer garantir a Verba de Caráter Pessoal (VCP) permanente para os prejudicados e que, após o ingresso em VCP, os funcionários permaneçam com a pontuação do cargo anterior para as concorrências na lateralidade. A VCP tem como objetivo garantir a remuneração daqueles que perdem seus cargos ou têm suas agências extintas.
“A realocação dos funcionários e a manutenção dos salários são situações que o Sindicato irá acompanhar de perto, bem como a defesa do BB enquanto banco Público”, afirma Gisa Bisotto, secretária geral do Sindicato dos Bancários de Londrina.
Com informações do Seeb Brasília.