Geral

Começam hoje (16/05) as eleições da Previ. Vote Chapa 4 – Unidade e Segurança

Capa da Notícia

16 de maio 2014


Pablo Diaz é candidato da Chapa 4 a conselheiro consultivo
do Plano Previ Futuro

Entre hoje (16) e o dia 28 de maio, os funcionários do Banco do Brasil participantes da Previ estarão votando nas eleições que definirão seus representantes nos Conselhos Deliberativo e Fiscal, Diretor de Administração, Diretor de Planejamento e nos Conselhos Consultivos do Plano 1 e Previ Futuro.

A Contraf-CUT, os Sindicatos do VIDA BANCÁRIA e a maioria das representações do funcionalismo do BB apoiam a Chapa 4 – Unidade e Segurança na Previ, que tem candidatos preparados para atuar na administração do maior fundo de pensão do país.

“A Chapa 4 reúne todas as qualidades necessárias para conduzir a Previ com competência, implantar novas melhorias aos participantes e garantir a todos um futuro tranquilo”, afirma Gisa Bisotto, secretária Geral do Sindicato de Londrina.

Pablo Diaz, funcionário do BB lotado em Curitiba, diretor de Estudos Socioeconômicos do Sindicato de Curitiba e professor de economia, estatística e matemática, é candidato pela Chapa 4 a conselheiro consultivo do Plano Previ Futuro. Ele visitou ontem (15/05) agências do banco em Londrina e Ibiporã e falou um pouco com o site sobre as propostas da Chapa.

Segundo Pablo, a principal proposta da Chapa 4 é continuar o trabalho sério que vem sendo feito nos últimos anos e está surtindo resultados positivos. “Hoje, dos mais de 300 fundos de pensão do país, a Previ está entre os quatro que não apresentaram déficit no exercício financeiro de 2013”, afirma o candidato, acrescentando que as ações do fundo trazem resultados a médio e longo prazo e que por isso precisam ser bem planejadas.

Sobre a direção da Previ, ele afirma que a Chapa 4 defende o fim do voto de minerva no Conselho Deliberativo, instrumento imposto durante o governo FHC e que levou à perda de R$ 1,7 bilhão do patrimônio do fundo. “Atualmente o voto de minerva não tem sido colocado em prática e temos uma gestão equilibrada, mas mesmo assim defendemos que todas as alterações estatutárias e regulamentares da Previ sejam aprovadas pela maioria dos votos do Conselho”, explica.

Outra proposta importante da Chapa 4 – Unidade e Segurança na Previ para os participantes é abaixar a taxa de carregamento. “Queremos desonerar o orçamento dos associados”, completa Pablo Diaz, lembrando que hoje a taxa de administração do fundo é de 0,2%, percentual que representa 1/5 do que é praticado pelo Brasilprev, plano de previdência complementar que é oferecido pelo Banco do Brasil ao público.

Em relação à experiência de alguns candidatos da Chapa 4 no movimento sindical, Pablo acredita que isso só tem a acrescentar para a gestão do fundo. “O penúltimo presidente da Previ era o Sérgio Rosa, que já foi sindicalista e fez uma excelente gestão. Temos que desmistificar a ideia de que os sindicalistas vão para esta área por uma questão meramente política. Temos pessoas muito bem preparadas para isso”, argumenta.

O candidato a conselheiro consultivo do Plano Previ Futuro reafirma que a intenção dos integrantes da Chapa 4 é manter a atual diretriz da administração do fundo de pensão. “Nós temos um olhar humano, voltado também para o lado social, para o futuro dos participantes e o desenvolvimento do país, diferente daqueles que só pensam no capital. Não podemos pensar só no retorno financeiro, mas sim em investimentos planejados e com sustentabilidade”, finaliza Pablo Dias.

Veja mais propostas da Chapa 4 – Unidade e Segurança na Previ no site www.chapa4unidadeeseguranca.com.br.

Como votar

Os funcionários da ativa votam nas eleições da Previ, no período de 16 a 28 de maio, através do Sisbb. Os aposentados e pensionistas maiores de 18 anos devem acessar o site www.previ.com.br, utilizando a senha recebida pelos Correios. Estes também podem votar pelos telefones 0800-723-0808 ou 0800-031-0808.

Por Armando Duarte Jr.
Jornalista Diplomado – 2.495/PR