Geral

População de Londrina aciona Procon contra demora nas filas dos bancos

Capa da Notícia

16 de junho 2021

Após receber diversas reclamações da demora para atendimento nos bancos em Londrina, o Procon (Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor) realizou fiscalização em algumas agências no dia 8 junho, constatando um grande número de pessoas à espera nas filas.

“Nós pegamos nossa equipe e de fato foram constatadas enormes filas e em contato com os gerentes e a população, foi constatada que estava acontecendo o quinto dia útil juntamente com o dia da Prova de Vida. Lavramos um termo de fiscalização e notificamos os bancos para que eles justifiquem o motivo real”, explicou o diretor-executivo do Procon, Thiago Mota.

A Lei 9.742/2005, obriga os bancos a realizar o atendimento dos clientes em até 15 minutos nos dias normais e em até 30 minutos na véspera ou após feriados, mas isso não vem sendo observado.

Segundo o diretor-executivo do Procon, se os bancos não regularizarem o problema podem ser aplicadas cinco multas e a continuar com a infração podem ter o Alvará suspenso, mas como as multas estão com valores defasados, os bancos eles conseguem reverter essa situação.

Para fazer com que a Lei seja respeitada, o Procon apresentou uma proposta de Projeto de Lei, que está sendo analisado pela Procuradoria do Município para aumentar as punições. Posteriormente será encaminhado à Câmara Municipal e, caso aprovado, os valores das multas serão bem maiores.

“Pelo projeto, a primeira multa já começa com o valor de R$ 5 mil reais, e a quinta seria de R$ 55 mil reais. Os valores são bem altos no sentido justamente de evitar com que o banco volte a cometer essas infrações”, afirmou Mota.

Veja a reportagem da TV Tarobá completa:

Fonte: TarobáNews