Geral

Tuberculose é uma doença altamente contagiosa

Capa da Notícia

16 de agosto 2014

A tuberculose é uma infecção causada pelo Mycobacterium tuberculosis, mas conhecido como Bacilo de Koch, nome dado em homenagem ao médico bacteriologista alemão, Robert Koch, que descobriu esta doença em 1882. Existem outros tipos de bactérias que também podem gerar a tuberculose, afetando não só os pulmões, mas também os rins, órgãos genitais, intestino delgado, ossos e outros.

Altamente contagiosa, sua transmissão ocorre através de gotículas de saliva que se espalham pelo ar, principalmente em ambientes fechados e com pouca ventilação. Por isso, a pessoa que tenha a tuberculose deve evitar contatos prolongados com os outros sob o risco de contaminá-los.

Quais são os principais sintomas?

O desenvolvimento dessa doença pode ser lento e o organismo às vezes até chega a eliminar o bacilo, mas em alguns casos os sintomas demoram anos para surgir. Às vezes, a tuberculose é confundida com a gripe, pois o paciente apresenta tosse seca e secreção no nariz. A diferença é que este quadro é duradouro.

Outros sinais que evidenciam a tuberculose é o suor excessivo à noite, cansaço, palidez, falta de apetite e a voz rouca. Em sua fase mais grave, a pessoa passa a ter dificuldade para respirar, elimina sangue ao tossir e apresenta o acúmulo de pus na pleura (membrana que encobre os pulmões).

Para diagnosticar a tuberculose o médico observa os sintomas presentes no paciente e vai solicitar exames de Raio X. Para confirmar a doença também podem ser feitos exames laboratoriais.

O tratamento é feito com antibióticos e costuma levar seis meses ou mais. Não deve ser interrompido jamais. Como a tuberculose tem alto grau de contágio, o SUS (Sistema Único de Saúde) distribui gratuitamente os medicamentos para os pacientes. O órgão também faz campanhas constantes com orientações à população sobre os riscos da tuberculose, principalmente, junto aos segmentos mais pobres.