Geral

Divulgado resultado das eleições para os Comitês de Ética

Capa da Notícia

16 de agosto 2016

A Diretoria Gestão de Pessoas e as Comissões Eleitorais Estaduais do Banco do Brasil divulgaram no ultimo dia 11 de agosto o resultado final das eleições para os Comitês Estaduais de Ética.

No Paraná, foi eleito Cláudio Rogério Ribeiro das Neves, lotado no Cenop Operações em Curitiba. O suplente é William Takahiro Yamaguchi, gerente da agência do BB em Lobato. Foram escolhidos representantes para os 26 Estados e o Distrito Federal.

O mandato será de três anos e a posse está prevista para o dia 31 deste mês. A lista com os nomes dos candidatos eleitos e seus suplentes está disponível na página da eleição ou no endereço appdipes.bb.com.br/eleicoes
 
Os Comitês de Ética foram instituídos em 2010 por força de decisão judicial em ação contra o assédio moral, movida pelo Sindicato dos Bancários de Brasília.

“A finalidade deles é disseminar os princípios éticos, conduzir o processo referente a desvios éticos e decidir sobre a aplicação de medidas de orientação e sanções nos casos de prática de assédio moral no banco”, explica Gisa Bisotto, secretária Geral do Sindicato de Londrina.
 
Para garantir a efetividade do funcionamento dos Comitês de Ética no combate ao assédio moral, foram definidas, no 27º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, realizado em junho, em São Paulo, as seguintes propostas sobre o tema:

- Cobrar o fim do assédio moral e a paridade de vagas de eleitos no Comitê de Ética, com acesso a todos os processos da Ouvidoria e a possibilidade de recebimento de denúncias diretamente pelos integrantes do Comitê;

- Fortalecer os Comitês de Ética, defendendo a paridade e a possibilidade de participação de dirigentes sindicais.

A Contraf-CUT defende que o planejamento das eleições e funcionamento dos Comitês de Ética sejam definidos com a Comissão de Empresa e o Comando Nacional, com debates na mesa de negociação da Campanha Nacional, a partir das propostas aprovadas no Congresso dos funcionários do BB e na Conferência Nacional dos Bancários. 

Fonte: Sindicato de Brasília