Geral

Vida Bancária denuncia as demissões em massa no Itaú

Capa da Notícia

16 de novembro 2016

O protesto feito pelo Sindicato de Londrina na última sexta-feira (11/11), com a Operação “Demitiu, Parou”, afetando 11 agências do Itaú em quatro cidades localizadas na base territorial da entidade, é tema de Capa da edição do Vida Bancária desta semana.

A presidenta do Sindicato de Londrina, Regiane Portieri, considera a dispensa de oito funcionários de uma só vez uma falta de respeito do banco, que lidera o ranking de lucros no terceiro trimestre deste ano, como forma de ampliar ainda mais o ganho fácil às custas da exploração dos funcionários e do atendimento precário aos clientes.

“O Itaú não tem razão para jogar no olho da rua todos estes pais e mães de família. De janeiro e setembro deste ano o banco obteve um lucro líquido de mais de 16 bilhões de reais, mas mesmo assim continua cortando pessoal e a todo o momento aumenta as metas a serem atingidas para aqueles que ficam”, critica.

Análise feita pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) revela que a cobertura das despesas de pessoal pelas receitas secundárias do banco foi de 151,2%, o que demonstra a falta de razão do Itaú manter em curso a política de redução de postos de trabalho.

O jornal destaca na pág. 2 a Vigília feita por representantes dos bancários e de demais categorias profissionais na última quarta-feira (9/11), em frente ao prédio do STF (Supremo Tribunal Federal), em Brasília, para pressionar os ministros a rejeitarem o Recurso interposto pela Cenibra (Empresa Brasileira de Celulose), em ação em que responde por fraude na contratação de mão de obra. Devido ao protesto, o STF adiou o julgamento do Recurso.

Consulta sobre propostas para a Cassi

As reuniões feitas pelo Sindicato de Londrina nas agências do BB, para orientar os funcionários e funcionárias a respeito da Consulta ao Corpo Social a respeito das propostas para recuperar as finanças da Cassi é outro destaque desta edição do Vida Bancária. Gisa Bisotto, secretária Geral do Sindicato de Londrina, afirma que a Comissão de Empresa e as entidades representativas, bem como o Comitê de Usuários do Paraná indicam a aprovação das propostas.

Outra importante matéria é sobre avanços conseguidos pela COE (Comissão de Organização dos Empregados) em negociação específica com o Bradesco. Na reunião, ocorrida no dia 10 de novembro, em Osasco, o banco voltou atrás nas mudanças que seriam feitas nos direitos dos bancários e bancárias em relação aos planos de saúde e de previdência. A COE também conquistou uma taxa menor de juros nos empréstimos consignados para os funcionários.

No Vida 1.417 tem ainda um relato a respeito da reunião entre o Sindicato e a Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal, quando foram cobradas mais contratações para regularizar as condições de trabalho na Região.

A pág. 4 do jornal anuncia a realização, no sábado (19/11), da rodada final do Torneio Bancário de Futsal 2016, organizado pelo Sindicato de Londrina. No mesmo dia, também nas dependências do Grêmio Uninorte, o Sindicato realizará o Torneio Bancário de Truco. As inscrições devem ser feitas junto com os diretores ou na Secretária pelo telefone (43) 3372-8787.

Na mesma página, o Vida informa o lançamento de mais uma Campanha Natal Sem Fome, com o objetivo de arrecadar alimentos não perecíveis para famílias carentes de Londrina.

Leia estas notícias e outras mais clicando na imagem do Vida Bancária na coluna ao lado direito desta home page.

Por Armando Duarte Jr.