Geral

Angina indica que algo pode estar errado em seu corpo

Capa da Notícia

17 de janeiro 2015

A angina é uma dor no tórax que provoca medo nas pessoas, por estar localizada próxima do coração e gerar temor em relação à morte. Ela ocorre geralmente durante a realização de esforços físicos ou em momentos de grande emoção, podendo ter baixa intensidade ou alta, indicando neste caso, complicações cardíacas.

Essa dor é provocada pela isquemia, ou seja, a falta de oxigênio no sangue e nutrientes que irrigam os músculos do coração. Quando isso acontece é sinal de que as coronárias (vasos que levam o oxigênio ao coração) estão endurecidas ou obstruídas por cálcio ou placas de gordura. Ela também pode surgir em decorrência de anemia grave ou da hipertrofia do músculo cardíaco, mesmo estando o paciente com suas coronárias normais.

Caso a falta de sangue seja prolongada, a dor da angina será maior e os tecidos podem deixar de trabalhar, resultando no infarto do miocárdio.

Fatores que provocam a angina

- Tabagismo
- Obesidade
- Sedentarismo
- Hipertensão arterial
- Diabetes
- Alterações no colesterol e triglicérides
- Fatores genéticos


O tratamento da angina é feito com a utilização de medicamentos vasodilatadores e os betabloqueadores. Nos casos mais complicados é necessária a intervenção cirúrgica para a desobstrução das veias do coração.

Importante ressaltar que nem toda a dor que se sente no peito é sinal de angina ou de complicações cardíacas. Como o tórax abriga uma série de órgãos, ela pode ocorrer em função de doenças do esôfago, do pulmão, das pleuras, da aorta, dos músculos, das costelas, das mamas e até mesmo da pele.

Se as dores foram frequentes, consulte um cardiologista para checar como vai sua saúde.