Geral

Adoecimento da categoria é preocupante

Capa da Notícia

17 de janeiro 2017

A secretaria de saúde do Sindicato dos Bancários de Londrina e região verificou um aumento no atendimento dos casos de adoecimento de bancárias e bancários.

“Nos últimos três anos houve aumento no adoecimento da categoria, seja pelas LER/DORT como também pelas doenças psicológicas”, afirma Acácio dos Santos, diretor do Sindicato.

Para Acácio, as principais causas são as metas abusivas, cobrança de ritmo muito intenso para cumprir as tarefas do dia-a-dia, redução dos funcionários nas agências e postos de atendimento e o assédio no local de trabalho.

Dados da Secretaria de Saúde do Sindicato dos Bancários de Londrina e Região revelam o histórico de afastamentos, lembrando que estes números podem ser ainda maiores, pois, existem os afastamentos sub-notificado, ou seja, que deixaram de ser comunicados ao INSS e ao Sindicato :

Afastamentos 2015: 180 (57 por doenças psicológicas)

Afastamentos 2016: 287 (72 por doenças psicológicas)

Afastamentos 2017: 20 somente na primeira semana (10 por doenças psicológicas)

“É alarmante como o trabalho bancário está afetando a saúde física e mental. Precisamos estabelecer medidas preventivas de caráter coletivo e individual visando proteger quem trabalha nos bancos”, declara Kelly Menegon, secretária de saúde do Sindicato.

A secretaria de saúde presta atendimento diariamente, bastando agendar horário. Além disso, mantém o site www.saudebancaria.org.br, com informações importantes sobre saúde e condições de trabalho.

 

AC