Diretor do Sindicato de Londrina participa de curso oferecido pela Contraf-CUT

17 de fevereiro 2014
![]() Cesar Caldana e Luciano Fazio, um dos professores que atuaram no curso da Contraf-CUT |
A Contraf-CUT, visando ampliar a formação de dirigentes sindicais, promoveu entre os dias 10 e 13 de fevereiro, em São Paulo, um curso de Especialização em Previdência Complementar. O curso teve a presença de dirigentes sindicais de todo o Brasil e os Sindicatos do VIDA BANCÁRIA foram representados no evento pelo diretor do Sindicato de Londrina e representante dos ativos na Fundação Itaú Unibanco, Cesar Caldana.
O curso foi dividido em dois módulos. O primeiro foi ministrado por José Ricardo Sasseron, vice-presidente da Anapar (Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão), abordou os seguintes temas : Introdução á Doutrina Previdenciária; Custo e Custeio do Plano Previdenciário; e As Modalidades Clássicas de Planos Previdenciários.
A segunda parte do curso teve como ponto principal a Estrutura e Funcionamento de uma EPC (Entidade de Previdência Complementar), com exposição feita por Luciano Fazio, especialista previdenciário. Ele fez um breve histórico sobre previdência complementar e também comentou a respeito da legislação da Previdência Complementar, sobre formas de operação e qualificação, e falou também sobre o órgão de regulação e fiscalização das EAPC e EFPC (Entidades Abertas e Fechadas de Previdência Complementar), além de ferramentas de gestão.
Cesar Caldana afirma que este curso foi uma forma de ampliar a qualificação em torno deste tema. "A Contraf-CUT realizou este curso para oferecer possibilitar a formação de novas lideranças e para que sua intervenção seja cada vez mais qualificada. O conceito é o de formação permanente, seguindo a Política Nacional de Formação da CUT", explica.
Neste sentido, a Contraf-CUT acredita que os dirigentes sindicais precisam se especializar para intervir de forma mais incisiva na defesa dos direitos dos trabalhadores e nos espaços de negociação coletiva.
“Este curso foi ótimo, pois os professores conseguiram transmitir com muita maestria todo o conhecimento e experiência que possuem a respeito de previdência complementar e isto irá me ajudar para melhor representar os trabalhadores no Conselho Deliberativo da Fundação Itaú Unibanco", conclui Cesar.