Compensação da greve terminou no dia 15/12 Denuncie abusos ao seu Sindicato

17 de dezembro 2013
Terminou no último sábado (15/12), o período de compensação dos 23 dias de greve da categoria na Campanha Nacional Unificada 2013.
A cláusula 57ª da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho), que deve ser respeitada por bancos públicos e privados, estabelece a compensação de no máximo uma hora por dia, de segunda a sexta. Este formato, conquistado depois de longo debate entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban, representa a anistia de cerca de 71% dos dias parados. A greve da categoria foi iniciada em 19 de setembro e terminou em 14 de outubro, após os bancos apresentarem proposta de reajuste de 8% para salários, vales refeição e alimentação (1,82% de aumento real), e PLR (Participação nos Lucros e Resultados) de 90% do salário mais R$ 1.694,00.
Além disso, conquistamos a proibição do envio de torpedos para a cobrança de metas, a redução do prazo de até 60 dias para até 45 dias para as instituições financeiras darem retorno às denúncias feitas por meio do instrumento de combate ao assédio moral e a instituição do Vale-cultura de R$ 50,00 para o empregado que recebe até cinco salários mínimos. Os trabalhadores dos bancos privados também garantiram o abono assiduidade, com direito a um dia de folga durante o ano.
“Foi a Campanha mais vitoriosa dos últimos anos, na qual vencemos a tentativa dos banqueiros de barrar o aumento real para a categoria”, avalia Wanderley Crivellari, presidente do Sindicato de Londrina.
Clique nos links para conferir a Convenção Coletiva de Trabalho e os Acordos Coletivos do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.
Fonte:Sindicato de São Paulo