Coletivo Nacional de Saúde se prepara para negociação de hoje com a Fenaban

18 de novembro 2014
Integrantes do Coletivo Nacional de Saúde do Trabalhador da Contraf-CUT se reuniram ontem (17/11), em São Paulo, para debater os pontos a serem negociados nesta terça-feira (18) com a Fenaban na Mesa Temática sobre esta área. O diretor do Sindicato de Londrina, Acácio dos Santos, participou desta reunião representando os Sindicatos do VIDA BANCÁRIA.
O Coletivo formulou propostas de avaliação e controle do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), a criação do Grupo de Trabalho Bi-partite conquistado na Campanha 2014 com o objetivo de analisar os afastamentos de bancários e bancárias para tratamento de saúde, além de questões relacionadas à CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) e aos Programas de Reabilitação Profissional dos bancos.
“Também foram discutidas, entre outros pontos, a aplicação no setor financeiro do que estabelecem as Convenções 159 e 161 da Organização Internacional do Trabalho, que dizem respeito à reabilitação e à ampliação de medidas para promover a saúde física e mental dos trabalhadores”, explica Acácio.
Segundo ele, na reunião de hoje (18/11), os representantes da categoria bancária buscarão ampliar a atenção dos bancos em relação ao tema saúde com a finalidade de reduzir o número de adoecimentos verificados no setor.
Por Armando Duarte Jr.
Jornalista Diplomado -2.495/PR