Geral

Sindicato se reúne com delegados sindicais da Caixa Econômica e do Banco do Brasil

Capa da Notícia

19 de fevereiro 2014

O Sindicato de Londrina realizou hoje (19/02) a primeira reunião do ano com os delegados sindicais da Caixa Econômica Federal e com os representantes sindicais de base do Banco do Brasil. Na ocasião foram levantadas as condições de trabalho nas agências destes dois bancos, dados informes sobre as ações do Sindicato em relação aos equipamentos de ar condicionado nas unidades e relatadas as questões específicas destes dois bancos públicos federais.

No início da reunião, o presidente do Sindicato de Londrina, Wanderley Crivellari, fez uma exposição destacando as eleições internas que acontecerão na Caixa e no BB. Para o Conselho de Usuários do Saúde Caixa, a chapa apoiada pelos Sindicatos do VIDA BANCÁRIA foi vitoriosa, obtendo 43% dos votos válidos.

As eleições da Fenae ocorrerão no dia 20 de março e apenas uma chapa está inscrita, A Chapa 1 - "Chapa do Movimento", encabeçada por Jair Pedro Ferreira, ex-diretor do Sindicato de Londrina e atual vice-presidente da entidade (FENAE), também apoiada pelos Sindicatos do VIDA, Contraf-CUT e as principais representações dos empregados da Caixa..

Na Funcef, as eleições para escolha dos representantes dos participantes na Diretoria Executiva e nos Conselhos Deliberativo e Fiscal serão realizadas em maio e o prazo de registro de chapas estará aberto até o dia 28 de fevereiro.

Nas eleições na Previ, que ocorrerão no mês de maio, as inscrições poderão ser feitas até o dia 28 de fevereiro. Serão eleitos um integrante titular e um suplente para os Conselhos Deliberativo e Fiscal, o diretor de Administração, diretor de Planejamento, dois titulares e dois suplentes dos Conselhos Consultivos do Plano 1 e do Previ Futuro.

“Este é um ano que traz importantes eleições dentro do Banco do Brasil e da Caixa Econômica e temos que ficar atentos para eleger pessoas comprometidas com os interesses dos funcionários”, destaca Wanderley.

Segundo ele, na reunião com os delegados sindicais foi apresentado um modelo de consulta sobre o Plano de Saúde, que deverá ser implementada nos próximos dias, tanto no BB quanto na Caixa.

Ainda sobre a ação sindical, foi destacado o lançamento do Guia de Segurança Bancária, que deverá ocorrer na próxima semana, bem como o Plebiscito pela Reforma Política e o Censo da Diversidade nos Bancos.

Caixa Econômica

Na reunião específica com os delegados sindicais da Caixa foram apresentados os problemas do dia a dia, que as agências enfrentam devido à falta de funcionários, como a extrapolação de jornada e a longa espera pelo atendimento imposta aos clientes. Também foram dados informes sobre as ações coletivas do Sindicato.

Um dos pontos mais polêmicos foi o de registro no ponto eletrônico (Sipon). "Vale sempre lembrar que a anotação correta do ponto eletrônico é de responsabilidade do empregado. O descumprimento das regaras pode ocasionar desde uma simples advertência pela Caixa, até a demissão por justa causa do empregado e de seu gestor", adverte Amaury Soares, secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato de Londrina.

Banco do Brasil

Na reunião com os representantes sindicais de base do Banco do Brasil foram levantados os problemas enfrentados pelos funcionários das agências e do PSO, com relação a diversas situações. Foi debatida a forma como têm sido cobradas as metas, questões a respeito de migração de carteiras, abertura de oportunidades de encarreiramento e modelo de concorrências.

“O BB tem sido muito duro nas cobranças de metas, sem dar descanso aos funcionários. Cada dia tem um produto foco, sem falar nos infinitos relatórios de produção que os funcionários têm que diariamente passar aos seus superiores”, denuncia Gisa Bisotto, secretária Geral do Sindicato de Londrina, afirmando que a pressão desgastante é sofrida por funcionários de todas as funções.

Entre outros assuntos também foram  discutidas questões relacionadas sobre a Cassi. "Estou a disposição dos associados da Cassi, para receber suas demandas e tentarmos ajudar no funcionamento da nossa caixa de assistência”, afirma Gisa Bisotto, que foi eleita novamente para o Conselho de Usuários da Cassi Londrina.

Na reunião com os delegados sindicais do Banco do Brasil foram debatidas ainda as más condições de trabalho verificadas em algumas agências, em razão do não funcionamento adequado dos aparelhos de ar condicionado. O Sindicato já denunciou a situação à Vigilância Sanitária a respeito do calor enfrentado nos estabelecimentos bancários de Londrina e também protocolou documento junto as Regionais de todos os bancos da cidade cobrando providências para a correta manutenção e funcionamento dos aparelhos de ar condicionado das unidades.